Definição – o que significa ônibus?
Um barramento é um subsistema usado para conectar componentes do computador e transferir dados entre eles. Por exemplo, um barramento interno conecta os componentes internos do computador à placa-mãe. Uma “topologia de barramento” ou projeto também pode ser usado de outras maneiras para descrever conexões digitais.
Um barramento pode ser paralelo ou serial. Os barramentos paralelos transmitem dados por vários fios. Os barramentos seriais transmitem dados no formato bit-serial.
Definirtec explica ônibus
Um barramento era originalmente uma estrutura elétrica paralela com condutores conectados com pinos de CPU idênticos ou semelhantes, como um barramento de 32 bits com 32 fios e 32 pinos. Os primeiros barramentos, freqüentemente chamados de barramentos de energia elétrica ou barramentos, eram coleções de fios que conectavam dispositivos periféricos e memória, com um barramento designado para dispositivos periféricos e outro barramento para memória. Cada barramento incluía instruções separadas e protocolos e tempos distintos.
Os padrões de barramento paralelo incluem conexão de tecnologia avançada (ATA) ou interface de sistema de computador pequeno (SCSI) para impressora ou dispositivos de disco rígido. Os padrões de barramento serial incluem barramento serial universal (USB), FireWire ou ATA serial com topologia em cadeia ou design de hub para dispositivos, teclados ou dispositivos de modem.
Os tipos de barramento de computador são os seguintes:
-
Barramento de sistema: Um barramento paralelo que transfere dados simultaneamente em canais de 8, 16 ou 32 bits e é o caminho principal entre a CPU e a memória.
-
Ônibus interno: Conecta um dispositivo local, como memória interna da CPU.
-
Ônibus Externo: Conecta dispositivos periféricos à placa-mãe, como scanners ou unidades de disco.
-
Barramento de expansão: Permite que placas de expansão acessem a CPU e RAM.
-
Lado da frente do ônibus: Barramento principal do computador que determina a velocidade da taxa de transferência de dados e é o caminho principal de transferência de dados entre a CPU, RAM e outros dispositivos da placa-mãe.
-
Ônibus traseiro: Transfere dados do cache secundário (cache L2) em velocidades mais rápidas, permitindo operações de CPU mais eficientes.
Conforme ele evolui, o ônibus pode ser discutido com base em diferentes modelos de engenharia. Por exemplo, existe o barramento paralelo e o barramento serial, como mencionado acima, e os diferentes tipos de barramentos que você encontraria na placa-mãe de um computador, por exemplo, um barramento de sistema, barramento de endereço ou barramento de entrada-saída.
Também podemos falar sobre ônibus na forma de taxas de transferência de dados. Aqui, a “velocidade do ônibus” ou taxa pode ser listada em megahertz ou em megabytes por segundo. Por exemplo, diz-se que 100 MHz corresponde a talvez 6400 MB por segundo em algumas arquiteturas.
Em geral, os tipos de velocidade alcançados pelos processadores modernos incluem velocidades de barramento normalmente abaixo de 10,000 MB ou 10 GB por segundo.
Depois, há também a designação de um barramento específico para onde ele está localizado na placa de circuito. O barramento frontal é normalmente considerado o barramento mais rápido na placa-mãe.
Em termos de outros usos para o termo “barramento”, a topologia de barramento de rede difere das configurações de barramento elétrico mencionadas em conexão com a placa de circuito e projeto elétrico.
Em uma rede, o “barramento” é uma estrutura digital que transmitirá dados no formato de barramento paralelo ou serial ao longo de um conjunto de nós.
O projeto do barramento tem sido parte integrante da engenharia elétrica e também, como mencionado, da rede. À medida que as conexões evoluem, o conceito central do ônibus permanecerá relevante.