OLAP, ou processamento analítico on-line, é um tipo de tecnologia de banco de dados que foi projetado para análise rápida e multidimensional de dados. As bases de dados OLAP são frequentemente usadas para aplicações de armazenamento de dados, business intelligence e suporte à decisão.
As bases de dados OLAP são diferentes das tradicionais bases de dados relacionais de diversas maneiras. Primeiro, os bancos de dados OLAP são organizados em cubos de dados multidimensionais que podem ser facilmente fatiados e cortados para visualizar diferentes perspectivas dos dados. Segundo, os bancos de dados OLAP tipicamente usam um esquema estrela ou esquema floco de neve, que são mais simples e mais eficientes para análise de dados do que o esquema relacional mais complexo. Finalmente, os bancos de dados OLAP tipicamente suportam operações sofisticadas de análise de dados, tais como Cube, Rollup e Drilldown. Por que o OLAP é usado? O processamento analítico on-line (OLAP) é uma técnica baseada em computador para fornecer rapidamente acesso interativo a dados multidimensionais. Ele é particularmente útil em aplicações de business intelligence.
Os sistemas OLAP são frequentemente baseados em uma base de dados relacional, mas também podem ser baseados em outros tipos de bases de dados, tais como uma base de dados multidimensional. Em uma base de dados relacional, os dados são tipicamente organizados em tabelas, e as operações OLAP são realizadas extraindo dados das tabelas e depois reorganizando-os em um formato multidimensional.
Dados multidimensionais podem ser pensados como dados que são organizados em uma série de dimensões, tais como tempo, produto e localização. Operações OLAP, tais como perfuração, roll up e pivotamento, podem ser usadas para navegar pelos dados em um formato multidimensional.
Os sistemas OLAP podem proporcionar uma série de benefícios, incluindo os seguintes:
– Eles podem permitir aos utilizadores aceder rápida e facilmente aos dados a partir de múltiplas perspectivas.
– Podem fornecer uma forma mais intuitiva de interagir com os dados.
– Podem permitir aos utilizadores a realização de análises de dados complexos.
– Podem melhorar a tomada de decisões, fornecendo acesso a informações oportunas e precisas.
O Tableau é uma ferramenta OLAP?
Não, o Tableau não é uma ferramenta OLAP.
As ferramentas OLAP (processamento analítico online) são tipicamente utilizadas para apoiar o business intelligence e os processos de tomada de decisão, fornecendo acesso rápido a dados multidimensionais. Elas são tipicamente usadas para responder perguntas como “quais são as vendas do produto X na região Y?”.
Tableau é uma ferramenta de visualização de dados que pode ser usada para criar visualizações interativas, dashboards e relatórios. Embora possa ser usado para visualizar dados multidimensionais, não foi projetado especificamente para fins OLAP.
Quais são algumas ferramentas OLAP populares?
Existem várias ferramentas OLAP populares disponíveis no mercado, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos. Algumas das ferramentas OLAP mais populares incluem Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS), Oracle Database OLAP Option, IBM Cognos PowerCube, e SAP Business Objects Xcelsius.
O que é OLAP e como funciona?
OLAP (processamento analítico online) é um tipo de tecnologia de banco de dados projetado para análise rápida e multidimensional de grandes conjuntos de dados. Os bancos de dados OLAP são frequentemente usados para armazenamento de dados, business intelligence e aplicações de suporte à decisão.
Os bancos de dados OLAP são normalmente organizados em cubos, que são conjuntos de dados multidimensionais que podem ser rapidamente acessados e analisados a partir de múltiplas perspectivas. Cada cubo é composto de dimensões, que são os vários critérios que podem ser usados para fatiar e cortar os dados, e medidas, que são os valores numéricos que podem ser agregados e analisados.
Para consultar um banco de dados OLAP, os usuários especificam as dimensões e medidas que desejam analisar e o servidor OLAP retorna os dados na forma de um conjunto de dados multidimensional. Esse conjunto de dados pode então ser analisado posteriormente usando ferramentas OLAP, como tabelas dinâmicas e gráficos OLAP.