Definição – O que significa Office Open XML (OOXML)?
Office Open XML é um formato de arquivo baseado em tecnologias de arquivamento XML e IP. É desenvolvido pela Microsoft, que os apresentou na versão 2007 do Microsoft Office. O formato tornou-se o formato de arquivo de destino padrão para Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint e Microsoft Word. Os arquivos de formato Office Open XML substituíram os arquivos binários legados do Office e têm muitos benefícios, como interoperabilidade, bem como gerenciamento aprimorado de arquivos e dados em comparação com o último.
Definirtec explica o Office Open XML (OOXML)
O Office Open XML é diferente do Open Office XML e, em muitos aspectos, está competindo com os padrões XML. O novo formato pode ser acessado e trabalhado por qualquer aplicativo compatível com XML e, como tal, o aplicativo não precisa fazer parte de nenhum produto Microsoft ou mesmo do sistema Microsoft Office. Assim como o formato de arquivo binário de escritório, os formatos Office Open XML também são salvos em um único container, porém podem fornecer informações sobre os componentes que dão acesso à estrutura que compõe o arquivo.
A introdução do formato Office Open XML trouxe muitas atualizações benéficas. Eles são acessíveis por uma gama muito mais ampla de aplicativos, e o recurso aberto do formato de arquivo ajuda a torná-los mais transparentes e seguros. O recurso de interoperabilidade ajuda a criar arquivos de documentos sem a necessidade de usar nenhum código do Microsoft Office. A troca de dados entre aplicativos do Microsoft Office e aplicativos externos torna-se mais simplificada e conveniente com o formato Office Open XML. Comparados aos formatos de arquivo binários, os formatos Office Open XML são mais robustos e correm menos risco de perda de informações. A recuperação de dados também é aprimorada com o formato Office Open XML por meio de segmentação. Isso torna os arquivos significativamente menores em tamanho em comparação com os arquivos binários, o que também leva à economia de custos indiretos. A programação é mais avançada com o uso do formato Office Open XML. Finalmente, o formato do arquivo suporta compatibilidade com versões anteriores, garantindo que os usuários possam trabalhar com as versões atuais e anteriores também.