Definição – o que Octal significa?
Octal se refere ao sistema de numeração de base 8. Vem da palavra latina para oito. O sistema de numeração octal usa os números 0-1-2-3-4-5-6-7. Em ambientes de computação, é comumente usado como uma representação mais curta de números binários agrupando dígitos binários em três. O comando chmod no Linux ou UNIX usa octal para atribuir permissões de arquivo.
Definirtec explica Octal
Octal é outra maneira de contar números. Enquanto os humanos normalmente contam em dezenas e as máquinas em dois, é possível usar qualquer número como base para a contagem e o cálculo. Algumas tribos nativas americanas usaram octal contando os espaços entre os dedos. Os personagens do filme “Avatar” de 2009 usavam octal porque tinham quatro dedos em cada mão. Alguns matemáticos propuseram uma adoção mais ampla do octal.
Usar octal é uma maneira conveniente de abreviar números binários. Começando da direita, agrupe todos os dígitos binários em conjuntos de três. Se o último grupo à esquerda não tiver três dígitos, adicione um zero. Cada grupo binário de três dígitos se traduz em um número octal de um dígito.
Comece com um número binário:
01011101
Agrupe o número binário em três. Adicione um zero à esquerda, se necessário:
001-011-101
Converta cada grupo de três dígitos em um número octal:
1-3-5
Combine os numerais para formar o número octal:
135
Usar um número octal em vez de um número binário economiza dígitos. Nos primeiros dias da computação, o octal costumava ser usado para encurtar palavras de 12, 24 ou 36 bits. Hexadecimal é agora mais comumente usado em programação, tornando as representações de números ainda mais curtas do que octal.
Vários símbolos têm sido usados em linguagens de programação para designar octal, incluindo o dígito 0, as letras o ou q, a combinação dígito-letra 0o ou o símbolo & ou $. A base 8 também pode ser mostrada usando o número 8 como subscrito (por exemplo, 1358).
Talvez o uso mais proeminente de octal no ambiente de computação atual seja em permissões de arquivo e diretório do Linux ou UNIX. Usando o comando chmod, os administradores podem atribuir privilégios de leitura, gravação e execução a usuários, grupos e outros.