Definição – o que significa Service Data Objects (SDO)?
Service Data Objects (SDO) é uma estrutura que fornece uma camada conveniente e uniforme para acessar dados de uma ampla variedade de fontes de dados.
As fontes de dados incluem bancos de dados relacionais, XML, serviços da Web e sistemas de informação empresarial. Ele permite que os programadores acessem e manipulem dados dessas fontes de dados de maneira unificada.
SDO tem muitos recursos importantes e úteis, incluindo:
1. A redução do número de APIs de dados simplifica, assim, o modelo de programação de dados J2EE
2. Racionalizando o processamento da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
3. Separação do código do aplicativo do código de acesso aos dados
4. Fornecendo suporte para XML e também integrando XML.
5. Fornecimento de API de metadados
Definirtec explica Service Data Objects (SDO)
SDO foi originalmente desenvolvido pela IBM e BEA como uma colaboração conjunta em 2004, com a aprovação do processo da comunidade Java. Ele foi lançado oficialmente como uma especificação em novembro de 2004, que mais tarde se tornou parte da Service Component Architecture (SCA). A tecnologia SDO era anteriormente conhecida como objetos de dados da Web (WDO). A ideia por trás do design SDO é baseada no conceito de gráficos de dados desconectados. Um gráfico de dados consiste em objetos de dados estruturados em árvore e gráfico. Na arquitetura de gráficos de dados desconectados, os dados são organizados como gráficos, que são recuperados da fonte de dados pelos clientes. As alterações são incorporadas em gráficos de dados. Essas mudanças são atualizadas de volta na fonte de dados. Os aplicativos são conectados a fontes de dados por serviços de mediador de dados.
SDO foi projetado para ser neutro em termos de idioma e estar disponível em diferentes idiomas. Ele tem a capacidade de suportar um modelo de programação desconectado. Facilita os tipos estáticos e dinâmicos de modelos de programação. O SDO está disponível em uma ampla variedade de linguagens de programação, como C, C ++, COBOL e JAVA.
Alguns dos principais benefícios do SDO são:
1. Programação simplificada e unificada em diferentes fontes de dados
2. Fornecimento de suporte robusto para aplicativos com padrões comuns
3. Facilitar aplicativos para manipular e consultar dados facilmente
4. Ser amigável com XML
5. Capaz de introspecção de metadados