Definição – o que significa objeto Java?
Um objeto Java é uma combinação de dados e procedimentos trabalhando nos dados disponíveis. Um objeto tem um estado e um comportamento.
O estado de um objeto é armazenado em campos (variáveis), enquanto os métodos (funções) exibem o comportamento do objeto. Os objetos são criados a partir de modelos conhecidos como classes.
Em Java, um objeto é criado usando a palavra-chave “novo”.
Definirtec explica o objeto Java
Os objetos Java são muito semelhantes aos objetos que podemos observar no mundo real. Um gato, um isqueiro, uma caneta ou um carro são todos objetos.
Eles são caracterizados por três recursos:
- Identidade
- Estado
- Comportamento
Por exemplo, o estado de um gato inclui sua cor, tamanho, sexo e idade, enquanto seu comportamento é dormir, ronronar, miar para comer ou correr como um louco às 4 da manhã.
Identidade
A identidade é uma característica usada para identificar exclusivamente aquele objeto – por exemplo, o nome do gato. Outros objetos mais simples, como um isqueiro, podem ter apenas dois estados (ligado e desligado) e comportamentos (ligar, desligar), mas ainda têm uma identidade (a ID de fabricação daquele item).
Se você olhar ao redor, encontrará muitos exemplos de objetos no mundo real que podem ajudá-lo a entender o que é um objeto de software.
Estado
Os estados de um objeto Java são armazenados em campos que representam as características individuais desse objeto. Por exemplo, em um videogame de tiro em primeira pessoa, uma pistola com um clipe de oito balas tem nove estados no total: um para cada bala (por exemplo, 8 balas, 7 balas, 5 balas, etc.), mais outro quando é vazio (0 marcadores).
Comportamento
O comportamento do objeto é exposto por meio de métodos que operam seu estado interno. Por exemplo, o comportamento de “tiro” mudará o estado da pistola de “8 balas ” para“ 7 balas ”e assim por diante toda vez que o jogador atirar com a arma.
O comportamento de “recarregar” trará a pistola de volta ao estado original de “8 balas”.
Existem três etapas para criar um objeto Java:
- Declaração do objeto.
- Instanciação do objeto.
- Inicialização do objeto.
Quando um objeto Java é declarado, um nome é associado a esse objeto. O objeto é instanciado para que o espaço de memória possa ser alocado. A inicialização é o processo de atribuição de um valor inicial adequado a esse espaço alocado. As propriedades de objetos Java incluem:
Só se pode interagir com o objeto por meio de seus métodos. Conseqüentemente, os detalhes internos ficam ocultos. Por meio de estados e métodos, os objetos permanecem no controle de como o mundo pode usá-los.
Por exemplo, qualquer valor maior que “8 marcadores” será rejeitado pelo método, pois não há estado para ele. Este conceito é definido como “encapsulamento de dados”.
Ao codificar, um objeto existente pode ser reutilizado. A modularidade permite que um objeto seja conectado a outro software e seu código seja mantido independentemente de outros objetos. Ao mesmo tempo, um objeto pode ser desconectado do sistema sempre que necessário.
Quando a operação de um programa é impedida por um objeto específico, esse objeto pode ser facilmente removido e substituído. Assim como no mundo real, você pode simplesmente substituir uma parte de uma máquina que não funciona como um pistão ou engrenagem.
Um novo objeto t da classe “tree” é criado usando a seguinte sintaxe: Tree t = new Tree ().