O que é Telegrama? Uma breve visão geral

Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens que permite enviar mensagens diretas para amigos e conhecidos. Estas mensagens podem ser mensagens de texto puras, mas também podem ser suportes como imagens, vídeos e outros ficheiros. O registo é feito através do seu próprio número de telefone.

O que é Telegrama e o que pode fazer?

Telegrama não só pode ser usado como uma aplicação para smartphone no iOS e Android, mas também no browser ou como um programa no computador de casa. Mostramos-lhe mais sobre o uso do Telegrama no PC neste artigo. Os chats criados estão disponíveis em todos os dispositivos através de uma nuvem. Como provavelmente está habituado a outros mensageiros, também pode criar grupos em Telegramas. Além de enviar arquivos e mensagens de texto, você também pode usar a telefonia de áudio em seus chats. Além disso, estão disponíveis autocolantes para além dos emojis comuns. Mostramos aqui como usar os adesivos no Telegrama.

Sticker-bc8572aa4a321f8f.png

Chats secretos são uma exceção aos “chats abertos”. Estes são encriptados de ponta a ponta e só podem ser utilizados no dispositivo específico em que o chat foi iniciado. Mostramos-lhe mais sobre a criação de chats secretos em Telegrama aqui. Você também pode configurar um temporizador de autodestruição para estas mensagens. Conversas em grupo, no entanto, não oferecem a opção de um chat.

P>Embora todas as mensagens do Telegrama (excepto conversas secretas) sejam armazenadas em servidores, elas são apagadas novamente após algum tempo. Além disso, o aplicativo oferece a opção de excluir mensagens de um chat por conta própria. Estes são então apagados não só do seu dispositivo, mas também de todos os outros dispositivos – incluindo o destinatário desta mensagem.

Telegram também quer defender a protecção de dados. Os operadores afirmam que nunca transmitiram dados a um governo. No entanto, torna-se problemática quando se trata da questão da política de privacidade ou do cumprimento da DSGVO: a política de privacidade do telegrama só está disponível em inglês. Informa sobre o fato de que o endereço IP e o nome de usuário do usuário são armazenados. Além disso, são lidas informações sobre a versão do aplicativo e o dispositivo em que o Telegrama é utilizado. Estes dados devem ser armazenados apenas durante 12 meses. Não está claro como os operadores de Telegramas lidam com dados de localização ou se as conversas abertas são avaliadas. Há um ponto brilhante: desde uma atualização em 2018, o catálogo de endereços do próprio smartphone não é mais lido automaticamente pelo Telegrama. É possível permitir que o aplicativo acesse os contatos manualmente, mas você tem que confirmar isso manualmente.