Definição – o que significa nuvem privada virtual (VPC)?
Uma nuvem privada virtual (VPC) é um modelo híbrido de computação em nuvem no qual uma solução de nuvem privada é fornecida dentro da infraestrutura de um provedor de nuvem pública.
VPC é um serviço de computação em nuvem no qual um provedor de nuvem pública isola uma parte específica de sua infraestrutura de nuvem pública para ser provisionada para uso privado. A infraestrutura VPC é gerenciada por um fornecedor de nuvem pública; no entanto, os recursos alocados para um VPC não são compartilhados com nenhum outro cliente.
Definirtec explica Virtual Private Cloud (VPC)
Os VPCs foram introduzidos especificamente para os clientes interessados em tirar proveito dos benefícios da computação em nuvem, mas que se preocupam com certos aspectos da nuvem. As preocupações comuns envolvem privacidade, segurança e perda de controle sobre dados proprietários. Em resposta a essa necessidade do cliente, muitos fornecedores de nuvem pública projetaram um VPC que oferece uma parte da infraestrutura pública de um fornecedor, mas com servidores em nuvem dedicados, redes virtuais, armazenamento em nuvem e endereços de ID privados, reservados para um cliente VPC.
As VPCs às vezes são chamadas de nuvens privadas, mas há uma pequena diferença, pois as VPCs são nuvens privadas originadas de uma infraestrutura de fornecedor terceirizado, em vez de uma infraestrutura de TI corporativa. Exemplos de VPCs incluem Amazon VPC, lançado em agosto de 2009, e Google App Engine, em que o recurso VPC é compatível com o produto conector de dados seguro lançado em abril de 2009.