Definição – o que significa nuvem privada?
Nuvem privada refere-se a um modelo de computação em nuvem em que os serviços de TI são fornecidos em uma infraestrutura de TI privada para o uso dedicado de uma única organização. Uma nuvem privada geralmente é gerenciada por meio de recursos internos.
Os termos nuvem privada e nuvem privada virtual (VPC) são freqüentemente usados de forma intercambiável. Tecnicamente falando, um VPC é uma nuvem privada que usa a infraestrutura de um provedor de nuvem terceirizado, enquanto uma nuvem privada é implementada sobre a infraestrutura interna.
As nuvens privadas também podem ser chamadas de nuvens corporativas.
Definirtec explica nuvem privada
Existe alguma controvérsia em torno da própria ideia de uma nuvem privada. A ideia central da computação em nuvem é que uma organização não precise construir e gerenciar a própria infraestrutura de computação. Ao utilizar fornecedores de nuvem, uma organização deve reduzir custos enquanto recebe serviços e aplicativos que são iguais ou melhores do que o que poderia ser feito internamente. Diante disso, uma nuvem privada parece estar retrocedendo. Uma organização ainda precisaria construir e gerenciar a infraestrutura de nuvem privada e não obter nenhum benefício das economias de escala que deveriam vir com a computação em nuvem.
O outro lado desse argumento é que nem todas as organizações podem ceder o controle a fornecedores terceirizados. Um proponente de nuvens privadas argumentaria que ainda existem benefícios significativos para as nuvens privadas, no sentido de que uma nuvem privada é uma forma de centralizar grandes instalações de infraestrutura de TI de uma maneira altamente virtualizada, evitando a exposição ao desconhecido de um fornecedor externo de nuvem.