Definição – o que significa o número da unidade lógica (LUN)?
Um número de unidade lógica (LUN) é um número usado para identificar uma unidade lógica relacionada ao armazenamento do computador. Uma unidade lógica é um dispositivo endereçado por protocolos e relacionado ao canal de fibra, interface de sistema de pequenos computadores (SCSI), Internet SCSI (iSCSI) e outras interfaces comparáveis.
LUNs são essenciais para gerenciar os arrays de armazenamento em bloco de uma rede de área de armazenamento (SAN). Um LUN típico é usado com qualquer componente que suporte processos de leitura / gravação. LUNs são comumente usados para discos lógicos produzidos em uma SAN.
O termo LUN foi iniciado a partir do protocolo SCSI e forneceu uma metodologia para identificar unidades de disco específicas em um componente regular, como uma matriz de disco. Freqüentemente, o termo LUN é usado em referência à unidade de disco real, o que não é tecnicamente preciso. Além disso, um LUN pode se referir a um canal de acesso de entrada / saída (E / S) dentro de linguagens de programação selecionadas. Hoje, os LUNs são encontrados não apenas em unidades de disco, mas também em partições virtuais ou em volumes de matrizes redundantes de discos independentes (RAID) usando várias unidades.
Definirtec explica o número da unidade lógica (LUN)
Uma matriz de disco padrão possui várias portas SCSI. Cada porta SCSI possui um endereço de destino atribuído. A matriz de disco é formatada como RAID e particionada em várias unidades de armazenamento. Cada volume é configurado com uma unidade lógica. Pode haver várias unidades lógicas que caracterizam vários volumes. Da mesma forma, uma unidade de disco com uma única porta SCSI normalmente tem um destino com uma unidade lógica única com um LUN zero. O zero significa todo o armazenamento da unidade de disco.
Cada dispositivo recebe um número exclusivo entre zero e sete para um barramento de 8 bits ou um número entre oito e 16 para um barramento de 16 bits. Um dispositivo que inicia uma solicitação de E / S é um iniciador. Um dispositivo que executa a solicitação é o alvo. Um destino individual tem a capacidade de se interconectar com até oito ou mais componentes usando um controlador. Esses componentes são as unidades lógicas.
Um SCSI LUN pode ser endereçado com uma combinação de ID do controlador, ID de destino, ID de disco e, ocasionalmente, ID de fatia. As identificações (IDs) em um sistema operacional UNIX geralmente são unidas como uma palavra. Um exemplo típico é o endereço c1t2d3s4. Isso se refere ao controlador 1, destino 2, disco 3 e fatia 4. Os endereços completos do dispositivo são os seguintes:
- parte c: ID do controlador do adaptador de barramento host
- parte t: ID do alvo classificando o alvo SCSI no barramento
- d-part: ID do disco classificando LUN no destino
- s-part: ID da fatia classificando a fatia exata no disco