Definição – o que significa vMem?
A memória virtual (vMem) é a memória alocada pelos sistemas de virtualização. Aqui, os endereços de memória virtual são convertidos em endereços de memória física nas configurações de hardware.
Definirtec explica vMem
A ideia por trás do vMem é que a memória e outros recursos podem ser alocados por um sistema de software geral que divide uma arquitetura de hardware físico em partes lógicas ou virtuais. Por exemplo, na virtualização, um computador físico pode ser particionado em várias máquinas virtuais (VMs) que podem desempenhar diferentes funções na rede.
Para implementar esse tipo de virtualização, cada VM precisa ter recursos atribuídos. O sistema atribui itens como CPU virtual, ou poder de processamento, de acordo com o que cada máquina precisa. O mesmo se aplica ao vMem. Os administradores humanos e o software atribuem o vMem de acordo com as necessidades da máquina. Mais uma vez, os recursos vMem são essencialmente marcadores virtuais para endereços de memória física que são gerenciados pelo sistema. Alguns dos benefícios dessa abordagem incluem o uso mais eficiente de hardware, bem como isolamento de memória, de forma que diferentes aplicativos de software não precisem compartilhar memória e recursos de processamento, o que pode levar a menos triagem de recursos dentro do sistema.