Definição – o que significa nó final?
Um nó final é uma unidade periférica em uma rede ou uma unidade designada primária nessa rede. Profissionais de TI e outros usam o termo “nó final” para especificar um determinado componente de hardware de uma rede que tem sua própria função e propriedades dentro desse sistema de rede.
Definirtec explica End Node
Uma maneira geral de falar sobre um nó final está relacionada à segurança de rede abrangente e aos tipos de interfaces de hardware que são usados. Os profissionais de TI podem referir-se a determinados computadores fornecidos aos usuários finais como nós finais, especialmente quando são vistos como o ponto de exibição final de uma rede complicada.
Os especialistas também podem discutir um “problema de nó final”, que envolve nós finais individuais que podem não estar de acordo com os padrões de segurança de rede e podem tornar a rede vulnerável.
O problema do nó final é particularmente relevante na computação em nuvem, onde os nós finais podem fazer parte da rede da nuvem, mas não gerenciados ativamente pelo host da nuvem. Esses nós de rede podem ter problemas relacionados à configuração inadequada de software, segurança fraca e vulnerabilidade a malware ou vírus, ou outros problemas de segurança. Em um sentido muito simples, o nó final geralmente é o elo mais fraco que os especialistas em segurança e tecnologia procuram dentro da rede.