Definição – o que significa o nível de isolamento da transação?
O nível de isolamento da transação é um estado dentro dos bancos de dados que especifica a quantidade de dados que é visível para uma instrução em uma transação, especificamente quando a mesma fonte de dados é acessada por várias transações simultaneamente.
O nível de isolamento da transação faz parte do estado de isolamento de um sistema de gerenciamento de banco de dados. O isolamento é uma das propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade).
Definirtec explica o nível de isolamento da transação
O nível de isolamento da transação é usado principalmente como um meio de fornecer acesso preciso e confiável aos dados em transações simultâneas. Por exemplo, duas transações diferentes podem estar acessando os mesmos dados simultaneamente. Portanto, se a alteração feita nos dados por uma transação não for passada para a outra transação, ela pode afetar as operações do banco de dados. Para contornar isso, o DBMS emprega diferentes níveis de isolamento de transação que impõem bloqueios de leitura e gravação nos dados. Existem quatro tipos diferentes de níveis de isolamento de transação.
- Serializável: implementa bloqueios de leitura e gravação até que a transação seja concluída. Também implementa bloqueios de alcance.
- Leituras repetidas: implementa bloqueios de leitura e gravação até que a transação seja concluída. Não gerencia bloqueios de alcance.
- Read Committed: Implementa bloqueios de gravação até que a transação seja concluída, mas libera bloqueios de leitura quando uma operação SELECT é executada.
- Ler não confirmado: uma transação pode ver as alterações não confirmadas feitas por outra transação