Definição – o que significa carbono neutro?
Carbono neutro refere-se à obtenção de emissões líquidas de carbono zero. É usado no contexto de processos de negócios que liberam dióxido de carbono na atmosfera, como transporte, manufatura e computação. A neutralidade de carbono pode ser alcançada desenvolvendo processos que não consomem combustíveis fósseis, mas de forma mais realista, tende a ser alcançada por meio da compra de créditos de carbono, ou pela tomada de ações para compensar o que é liberado, como o plantio de árvores.
A neutralidade do carbono é uma questão fundamental na computação porque essas tecnologias tendem a consumir muita energia. Os data centers, em particular, são conhecidos por seu alto uso de energia e grandes pegadas de carbono.
Definirtec explica Carbono Neutro
Empresas com grandes centros de dados, como Facebook, Microsoft e Google, têm se esforçado cada vez mais para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis nos últimos anos. Energia é uma grande despesa em data centers, e deve crescer se o preço dos combustíveis fósseis continuar a subir. A possibilidade de tributação do carbono também é um risco que as empresas devem mitigar.
Rastrear energia e emissões de carbono também pode ser uma ferramenta poderosa de marketing e branding para grandes empresas de tecnologia, especialmente se elas também enfrentam ataques de grupos ambientais por seu consumo de energia. Em 2010, o Greenpeace soou o alarme contra os efeitos potencialmente prejudiciais da computação em nuvem, que depende de enormes centros de dados que usam uma quantidade enorme de energia. A organização também pediu aos provedores de computação em nuvem que avancem em direção à energia verde para reduzir o impacto ambiental do uso de energia do data center.