Definição – O que significa Neurotecnologia?
Neurotecnologia, como um novo termo tecnológico proeminente, descreve qualquer tecnologia que nos ajude a entender a função cerebral ou possibilite uma conexão direta da tecnologia com o sistema nervoso humano.
Uma vez que o mundo da tecnologia fez rápidos avanços tanto na tecnologia de observação para o cérebro humano quanto na tecnologia de modelagem cognitiva em inteligência artificial, existe uma área cinzenta em termos do que constitui neurotecnologia.
Definirtec explica Neurotecnologia
Uma das maneiras mais interessantes de examinar o campo da neurotecnologia é questionar se as redes neurais constituem uma neurotecnologia ou não.
Se você partir da definição literal de nova tecnologia como tecnologia que nos traz uma nova compreensão do cérebro humano real, pode-se sugerir que as redes neurais são ligeiramente diferentes no sentido de que tentam construir um sistema correspondente baseado em neurônios artificiais para ajudar os computadores a pensar mais como humanos.
Você também poderia dizer, porém, que, como as redes neurais iluminam atividades contrastantes com o cérebro humano, elas são um tipo de tecnologia mais recente. Da mesma forma, os sistemas físicos construídos com arduinos podem ser descritos como neurotecnologia no sentido de que podem imitar ou modelar o comportamento cognitivo humano ou a anatomia do cérebro humano de alguma forma.
Nesse sentido, o campo da tecnologia neural é vasto e diversificado. De EEGs digitais a simulações complexas da função cerebral humana, a neurotecnologia tem um potencial tremendo, pois, de certa forma, estamos começando a convergir os processos cognitivos de humanos e máquinas.
Outros tipos de neurotecnologia são aplicados diretamente – por exemplo, novas pesquisas sobre eletrodos que se conectarão diretamente ao cérebro humano, para revelar mais sobre suas funções exatas.