Definição – o que significa negociação automática?
A negociação automática é um procedimento Ethernet que permite que os dispositivos troquem informações sobre suas habilidades em segmentos de linha.
Eles permitem que os dispositivos executem a configuração automática para obter os melhores modos de operação nos links e fornecem correspondência automática de velocidade para dispositivos de várias velocidades em cada extremidade dos links.
Definirtec explica a negociação automática
A negociação automática é um procedimento Ethernet que permite que dois dispositivos conectados escolham parâmetros de transmissão comuns, incluindo modo duplex, velocidade e controle de fluxo. Foi definido pela primeira vez em 1995 como um recurso opcional para sistemas de mídia Ethernet de par trançado de 10 e 100 Mbps. A primeira etapa do processo é compartilhar recursos, como os parâmetros dos dispositivos conectados, e escolher o modo de transmissão de mais alto desempenho compatível com os dispositivos. A negociação automática no modelo OSI reside na camada física. Ele foi definido inicialmente como um componente opcional no padrão Fast Ethernet e é compatível com versões anteriores de 10BASE-T. Posteriormente, o protocolo também foi estendido no padrão Gigabit Ethernet, necessário para 1000BASE-T Gigabit Ethernet.
O protocolo de negociação automática inclui detecção automática para uma variedade de aplicações e é baseado em pulsos semelhantes aos do 10BASE-T. Os pulsos detectam conexões com outros dispositivos e são transmitidos pelos dispositivos quando não estão enviando ou recebendo dados. Esses pulsos elétricos unipolares (somente positivo) têm duração de 100 ns com largura máxima de pulso de 200 ns gerados em um intervalo de 16 ms e são chamados de pulsos de link normais.
A negociação automática é executada usando o pulso de integridade do link modificado para que nenhum pacote ou sobrecarga de protocolo superior seja adicionado. Cada dispositivo com capacidade de negociação automática emite bursts de FLP (Fast Link Pulse) durante a inicialização de acordo com o comando recebido do MAC ou devido à interação do usuário. A base para a funcionalidade de negociação automática são os pulsos de link rápido. O burst FLP é uma sequência de pulso de link normal 10Base-T, também conhecido como pulsos de teste de link em sistemas 10Base-T. Os pulsos chegam juntos para formar uma palavra ou mensagem. Cada FLP é composto de 33 posições de pulso com 17 posições ímpares correspondentes ao pulso de clock e 16 posições pares lidando com o pulso de dados. Cada posição do relógio é essencial para formar um pulso de link. O tempo entre o burst FLP é de 16 / + – 8 microssegundos.
Um processo de negociação automática bem-sucedido é resumido abaixo:
- Dois parceiros de link transmitem rajada de pulso de link rápido envolvendo palavras de código de link sem conjunto de bits de reconhecimento.
- Estação que identifica uma à outra como capacidade de autonegociação dentro de 6 a 17 pulsos do burst FLP recebido inicial.
- Após a identificação, a estação espera para receber 3 bursts de FLP consistentes, completos e consecutivos.
- A estação entra no estado de detecção de reconhecimento e começa a transmitir rajadas FLP contendo palavras de código de link dentro do conjunto de bits de reconhecimento.
- Depois de receber 3 rajadas FLP completas, consecutivas e consistentes contendo um conjunto de bits de reconhecimento, a estação entra ainda no estado de reconhecimento completo e transmite 6 a 8 rajadas FLP incluindo palavras de código de link dentro do conjunto de bits de reconhecimento.
- Após a transmissão de 6 a 8 bursts de FLP, a estação participa da troca de próxima página, que é opcional.
- Após a conclusão da troca da próxima página, as estações resolvem a tecnologia HCD e negociam o link, se houver suporte. Ao contrário, se nenhuma tecnologia comum for compartilhada, nenhum link será estabelecido.