Negação de serviço distribuída (ddos)

Definição – o que significa negação de serviço distribuída (DDoS)?

Uma negação de serviço distribuída (DDoS) é um tipo de ataque de computador que usa vários hosts para sobrecarregar um servidor, fazendo com que um site experimente uma falha completa do sistema. Este tipo de ataque de negação de serviço é perpetrado por hackers para atingir sites populares de grande escala, de longo alcance, em um esforço para desativá-los, temporária ou permanentemente. Isso geralmente é feito bombardeando o servidor-alvo com solicitações de informações, o que desativa o sistema principal e o impede de operar. Isso deixa os usuários do site incapazes de acessar o site de destino.

O DDoS difere de um ataque de negação de serviço (DoS) porque usa vários hosts para bombardear um servidor, enquanto em um ataque DoS, um único host é usado.

Definirtec explica negação de serviço distribuída (DDoS)

Em um ataque DDoS padrão, um invasor inicia o processo tirando proveito de uma vulnerabilidade em um sistema de computador. O hacker torna este computador comprometido o mestre DDoS. Usando este sistema mestre, o hacker detecta, se comunica e infecta outros sistemas e os torna parte dos sistemas comprometidos. Um sistema de computador comprometido sob o controle de um hacker é chamado de zumbi ou bot, enquanto um conjunto de computadores comprometidos é chamado de exército de zumbis ou botnet. O hacker carrega várias ferramentas de cracking nos sistemas comprometidos (às vezes milhares de sistemas). Usando um único comando, o invasor instrui essas máquinas zumbis a disparar vários ataques de inundação em direção a um alvo específico. Este processo de inundação de pacotes causa uma negação de serviço.

Em um ataque DDoS, a vítima não é apenas o alvo final; todos os sistemas comprometidos são vítimas desse tipo de ataque.

WordPress.com, uma editora eletrônica de código aberto acessada por milhões de editoras eletrônicas e ainda mais autores eletrônicos para os padrões de publicação de conteúdo, experimentou um grande DDoS em março de 2011. Acredita-se que o ataque tenha sido um ataque com motivação política contra um dos blogs que aparece no WordPress. O site teria ficado fora do ar por até três horas, embora os usuários relatem que ele esteve extremamente lento nos dias que antecederam o acidente. O tamanho da falha apontou para o uso de botnets para perpetrá-la.