Um gateway NAS é um tipo especializado de router que liga uma rede a um sistema de armazenamento, permitindo que os dados sejam transferidos entre os dois. Os gateways NAS são normalmente utilizados para ligar uma LAN a uma rede de área de armazenamento (SAN), ou para ligar uma WAN a uma SAN.
Os gateways NAS normalmente incluem uma ou mais placas de interface de rede (NICs) para conectar à rede, e um ou mais adaptadores de barramento host (HBAs) para conectar ao sistema de armazenamento. O gateway NAS encaminha os dados entre os NICs e os HBAs, permitindo que os dados sejam transferidos entre a rede e o sistema de armazenamento.
Os gateways NAS podem ser usados para conectar uma variedade de tipos diferentes de redes a uma variedade de tipos diferentes de sistemas de armazenamento. Por exemplo, um gateway NAS pode ser usado para conectar uma SAN Fibre Channel a uma LAN Ethernet, ou para conectar uma SAN iSCSI a uma LAN Fibre Channel.
Os gateways NAS também podem ser usados para conectar uma SAN a uma WAN, ou para conectar uma LAN a uma WAN. Nesses casos, o gateway NAS normalmente inclui uma placa de interface WAN (WIC) para conectar à WAN. O gateway NAS encaminha os dados entre as placas NIC e a WIC, permitindo a transferência de dados entre a LAN e a WAN.
Os gateways NAS são frequentemente utilizados para ligar uma SAN a uma WAN de modo a fornecer acesso remoto aos dados armazenados na SAN. Por exemplo, um gateway NAS pode ser utilizado para ligar uma SAN de Canal de Fibra a uma WAN, permitindo aos utilizadores aceder aos dados armazenados na SAN a partir de qualquer parte do mundo.
Os gateways NAS também podem ser utilizados para ligar uma LAN a uma WAN de modo a fornecer acesso remoto aos dados armazenados na LAN. Por exemplo, um gateway NAS pode ser usado para conectar uma LAN Ethernet a uma WAN, permitindo que os usuários acessem dados armazenados na LAN de qualquer lugar do mundo. Qual é a diferença entre um NAS e um servidor? Um NAS é um dispositivo de “Network Attached Storage”, que é um servidor de arquivos que está conectado a uma rede. Um servidor é um computador que é projetado para fornecer serviços a outros computadores na rede.
Como posso configurar um NAS doméstico?
Existem muitas maneiras de configurar um NAS doméstico (Network Attached Storage). A forma mais popular é adquirir um dispositivo NAS pré-construído, como os da Synology, QNAP, ou Asustor. Estes dispositivos vêm com seu próprio sistema operacional e interface web, e são muito fáceis de configurar e usar.
Outra opção é construir seu próprio NAS usando um computador rodando Linux, e usando software de código aberto como o FreeNAS, OpenMediaVault, ou Rockstor. Esta opção requer um pouco mais de conhecimento técnico, mas pode ser mais flexível e mais barato.
Finalmente, você também pode usar um serviço de armazenamento em nuvem como o Google Drive, Dropbox ou Microsoft OneDrive. Esta opção é a mais fácil de configurar, mas você estará limitado pelos limites de armazenamento do serviço que escolher.
O que é uma característica do NAS?
Um NAS é um tipo de dispositivo de armazenamento de arquivos dedicado que fornece nós de rede local (LAN) com armazenamento compartilhado baseado em arquivos. Os dispositivos NAS são conectados a uma rede e permitem que vários usuários na rede acessem e compartilhem dados armazenados no dispositivo. Um NAS normalmente executa um sistema operacional proprietário que fornece um sistema de arquivos e suporta protocolos de rede comuns, como TCP/IP, NFS e SMB.
Como um NAS é conectado à rede?
Um NAS é um dispositivo de armazenamento conectado à rede que se conecta a uma rede a fim de fornecer capacidades de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Há uma variedade de formas de conectar um NAS a uma rede, dependendo do modelo específico do NAS e dos requisitos da rede.
A forma mais comum de conectar um NAS a uma rede é através de uma conexão Ethernet. A maioria dos dispositivos NAS tem pelo menos uma porta Ethernet, e alguns têm múltiplas portas Ethernet a fim de fornecer redundância ou permitir a conexão a múltiplas redes. Para conectar um NAS a uma rede Ethernet, um cabo deve ser executado a partir do NAS para um switch ou roteador.
Outra forma de conectar um NAS a uma rede é através de uma conexão sem fio. Alguns dispositivos NAS têm capacidades wireless embutidas, enquanto outros requerem o uso de um adaptador wireless externo. Para conectar um NAS a uma rede sem fio, o NAS deve ser configurado com as configurações sem fio corretas, e uma conexão sem fio deve ser estabelecida entre o NAS e o roteador sem fio.
Outra forma de conectar um NAS a uma rede é através de uma conexão USB. Alguns dispositivos NAS têm uma porta USB que pode ser usada para conectar a um dispositivo habilitado para USB, como um disco rígido USB ou uma unidade flash USB. Para conectar um NAS a um dispositivo USB, o NAS deve ser configurado para reconhecer o dispositivo USB, e um cabo USB deve ser usado para conectar o NAS ao dispositivo USB. Como um NAS identifica os dados? Um dispositivo NAS normalmente usa um protocolo baseado em arquivo como NFS ou CIFS para permitir que os clientes acessem dados armazenados no servidor NAS. O servidor NAS normalmente tem uma estrutura de diretório que é usada para armazenar os dados, e a cada arquivo é dado um identificador único. O servidor NAS pode então usar esse identificador para localizar o arquivo e retorná-lo para o cliente.