Definição – O que significa Nanotubo de Carbono (CNT)?
Um nanotubo de carbono é uma pequena estrutura cilíndrica de carbono feita de grafeno. O tubo é composto por estruturas hexagonais. Apesar de seu tamanho muito pequeno, os nanotubos de carbono são muito fortes. Eles são usados atualmente para reforço estrutural em aplicações como vergalhões de concreto, mas também podem ser usados como semicondutores.
Os nanotubos de carbono também são conhecidos como “Buckytubes” porque se assemelham aos domos geodésicos de R. Buckminster Fuller.
Definirtec explica nanotubo de carbono (CNT)
Nanotubos de carbono são estruturas muito pequenas feitas de grafeno. Eles recebem esse nome porque seu diâmetro tem aproximadamente um nanômetro de espessura. Os nanotubos de carbono são surpreendentemente fortes para seu tamanho pequeno.
As aplicações atuais incluem polímeros para melhorar ou inibir a condutividade elétrica, como em bolsas antiestáticas. Eles também podem ser usados em reforço estrutural, como em vergalhões de concreto, mas uma das aplicações mais interessantes é em semicondutores. Nanotubos de carbono podem substituir o silício na fabricação de chips. Nanotubos de carbono são cultivados em um laboratório usando um catalisador pré-depositado em uma superfície ou suspenso em um fluxo de gás quente.