Um nanotransistor é um transistor em que pelo menos uma dimensão da região activa é de escala nanométrica. Um transistor é um dispositivo semicondutor utilizado para amplificar ou comutar sinais electrónicos e energia eléctrica. A região activa de um transístor é a região onde o fluxo de corrente do transístor é controlado pela aplicação de um campo eléctrico.
O termo “nanotransistor” é geralmente usado para se referir aos MOSFETs (transistores de efeito de campo metal-oxido-semicondutor), que são o tipo mais comum de transistor usado em dispositivos eletrônicos. Os MOSFETs são normalmente feitos com uma espessura de óxido de porta inferior a 10 nanômetros.
Embora o termo “nanotransistor” seja mais frequentemente utilizado para se referir aos MOSFETs, também pode ser utilizado para descrever outros tipos de transístores, como os BJTs (transístores de junção bipolar) e JFETs (transístores de efeito de campo de junção), em que a região activa é de escala nanométrica. Quem inventou o nano chip? O nano chip foi inventado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan no ano 2000. A equipe foi liderada pelo Professor Peidong Yang e o chip foi feito a partir de um material conhecido como nanotubos de carbono. Qual é a diferença entre um microchip e um nano-chip? A principal diferença entre um microchip e um nano chip é que os microchips são feitos de materiais semicondutores como o silício, enquanto os nano chips são feitos de nanotubos de carbono. Os nanotubos de carbono são muito mais pequenos do que o silício, pelo que os nanocicips podem ser mais compactos num espaço menor. Os nano chips também têm melhores propriedades eléctricas do que os microchips, pelo que podem funcionar mais rapidamente e utilizar menos energia. Os nano chips são possíveis? Sim, os nano chips são possíveis. Na verdade, eles já foram desenvolvidos e estão em uso em alguns dispositivos hoje. Os nano chips são feitos usando um processo chamado nanolitografia, que é uma forma de fabricar características muito pequenas em um chip. Os nano chips são capazes de embalar muitos transístores num espaço pequeno, o que permite velocidades mais rápidas e maior eficiência energética.
Quanto custa um nano-chip?
O custo de um nano chip pode variar, dependendo do tipo de chip e da empresa que o produz. Geralmente, chips que são menores em tamanho e têm mais características custarão mais do que chips maiores com menos características. Por exemplo, um microchip padrão pode custar cerca de $1, enquanto um nano chip com características similares pode custar cerca de $10,000.
As nanopartículas são seguras?
Não há uma resposta fácil para esta pergunta, pois depende de vários fatores, incluindo o nanomaterial específico em questão e como ele está sendo usado. Em geral, contudo, é justo dizer que as nanopartículas podem representar alguns riscos para a saúde humana e para o ambiente, pelo que se deve ter cuidado no seu manuseamento e utilização.
Uma das principais preocupações com as nanopartículas é que o seu pequeno tamanho lhes permite entrar facilmente no corpo através da pele, dos pulmões ou do intestino. Uma vez dentro, elas podem interagir com células e órgãos de forma potencialmente nociva. Por exemplo, elas podem danificar o DNA ou causar inflamação.
Outra preocupação é que as nanopartículas podem ser libertadas para o ambiente, onde se podem acumular na cadeia alimentar e causar danos potenciais a animais e seres humanos.
Em geral, é importante ter cuidado ao trabalhar com nanopartículas e seguir todas as directrizes de segurança.