Nanotecnologia é a manipulação de átomos e moléculas para criar estruturas e dispositivos com dimensões extremamente pequenas. Nanotecnologia (fabricação molecular) é um sub-campo da nanotecnologia que se concentra na capacidade de construir estruturas e dispositivos átomo-a-atom ou molécula por molécula. Esta tecnologia também é por vezes referida como fabrico “bottom-up” porque constrói objectos a partir do mais pequeno dos componentes.
A nanotecnologia (fabricação molecular) tem o potencial de criar uma ampla gama de novos produtos e materiais com uma variedade de aplicações. Por exemplo, a fabricação molecular pode ser usada para criar materiais extremamente fortes e leves, ou para criar novos medicamentos e fármacos com efeitos específicos. Além disso, a fabricação molecular poderia ser usada para criar produtos e dispositivos de auto-montagem ou de auto-reparação.
Um dos desafios da nanotecnologia (fabrico molecular) é que esta requer um elevado grau de controlo sobre o posicionamento dos átomos e das moléculas. Este controlo pode ser conseguido através de vários métodos, incluindo a microscopia de varrimento em túnel, a microscopia de força atómica e a auto-montagem dirigida. Qual é a finalidade da nanotecnologia molecular? A nanotecnologia molecular (MNT) é uma tecnologia baseada na capacidade de manipular e controlar a matéria à escala atómica e molecular. A MNT é também por vezes conhecida como nanociência, nanotecnologia ou fabrico de moléculas.
A MNT é um campo relativamente novo de investigação e desenvolvimento que está actualmente a ser explorado por cientistas e engenheiros de todo o mundo. O objetivo final da MNT é criar dispositivos e materiais que tenham propriedades e funções inovadoras devido ao seu pequeno tamanho.
A MNT tem a promessa de criar novas tecnologias médicas poderosas, incluindo tratamentos para o cancro e outras doenças, bem como novos métodos de fabrico de medicamentos e outras substâncias. A MNT também pode levar ao desenvolvimento de novos materiais com resistência e durabilidade sem precedentes, e novos métodos de armazenamento e geração de energia.
A longo prazo, a MNT poderia permitir a criação de robôs auto-replicáveis, que poderiam ser potencialmente utilizados para colonizar outros planetas ou construir estruturas no espaço.
As aplicações potenciais da MNT são praticamente ilimitadas, e a tecnologia ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento. É provável que passem muitos anos até que o potencial total da MNT seja realizado.
Qual é o conceito de nanotecnologia?
O termo “nanotecnologia” refere-se a uma vasta gama de tecnologias que envolvem a manipulação da matéria à escala nanométrica, ou seja, a uma escala inferior a 100 nanómetros. (Um nanómetro é um bilionésimo de metro)
A esta escala, as propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais podem ser radicalmente diferentes das de uma escala maior, tornando a nanotecnologia uma ferramenta potencialmente poderosa para uma vasta gama de aplicações.
A nanotecnologia já está sendo utilizada em vários produtos comerciais, incluindo cosméticos, protetores solares e tecidos resistentes a manchas. No futuro, a nanotecnologia poderá ser utilizada para criar superfícies autolimpantes, células solares mais eficientes e sistemas de filtragem de água melhorados, entre outras coisas.
Existem também riscos potenciais associados à nanotecnologia, uma vez que o pequeno tamanho dos nanomateriais os torna mais susceptíveis de escapar aos filtros e entrar no ambiente, onde poderiam ter efeitos desconhecidos sobre a saúde humana e o ecossistema. Por este motivo, é importante continuar a investigar os potenciais riscos e benefícios das nanotecnologias antes de desenvolver aplicações em grande escala.
O que é fabricação molecular?
Fabricação molecular é um termo usado para descrever a fabricação de produtos através do uso de processos em escala molecular. Este tipo de fabrico é possível graças à utilização da nanotecnologia, que é a manipulação da matéria a nível atómico ou molecular.
Existem muitas aplicações potenciais para a fabricação molecular, incluindo a criação de novos materiais com propriedades únicas, o desenvolvimento de processos químicos mais eficientes e a fabricação de dispositivos muito pequenos. No entanto, esta tecnologia ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e ainda não tem sido amplamente utilizada.
Quem é o pai da nanotecnologia?
O pai da nanotecnologia é um epíteto mais frequentemente associado a Richard Feynman. Na sua palestra de 1959 “There’s Plenty of Room at the Bottom”, descreveu um processo pelo qual a informação contida num livro poderia ser reduzida à largura de um cabelo humano, e previu que seria eventualmente possível manipular átomos individuais. Esta visão lançou as bases para o campo da nanotecnologia, que desde então tem sido desenvolvida por cientistas de todo o mundo.
Outros cientistas que foram creditados por serem pais da nanotecnologia incluem Eric Drexler, que popularizou o conceito no seu livro Motores da Criação de 1986; e Nadrian Seeman, que desenvolveu a nanotecnologia do ADN.