Definição – O que significa Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Ciência Cognitiva (NBIC)?
Nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e ciência cognitiva (NBIC) são um conjunto de tecnologias às vezes chamadas de “tecnologias convergentes para melhorar o desempenho humano”.
Eles são considerados campos de estudo inter-relacionados que freqüentemente se sobrepõem e impactam uns aos outros.
Definirtec explica Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia da Informação, Ciência Cognitiva (NBIC)
Vários grupos de pesquisa examinam as implicações do desenvolvimento dessas tecnologias em conjunto. Por exemplo, a National Science Foundation e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos analisaram a combinação desses quatro campos para melhorar a aplicação da tecnologia à cognição humana, saúde humana e até mesmo às aplicações sociais e comunitárias.
Cada tipo de tecnologia envolvida em NBIC desempenha um papel no quadro geral:
- A nanotecnologia é importante porque as estruturas orgânicas se desenvolvem a partir da nanoescala.
- A biotecnologia envolve a aplicação de tecnologia avançada a organismos biológicos.
- A tecnologia da informação representa um setor específico desses tipos de aplicações.
- A ciência cognitiva se aplica de várias maneiras à pesquisa relacionada à TI e à busca de itens como tecnologias que mapeiam o cérebro.
Os defensores desse tipo de desenvolvimento argumentam que o uso de tecnologias convergentes, ou princípios NBIC, pode permitir que as populações humanas do futuro sejam mais fortes, saudáveis e capazes em geral. Essas idéias geralmente se relacionam com a idéia de “singularidade” que postula o surgimento da inteligência artificial e um ponto onde as tecnologias se aproximam da mente humana em termos de simulação, colaboração ou outros resultados.