Definição – o que significa Nanowire?
Nanofio é um material ou estrutura sólida semelhante a uma haste com diâmetro da ordem dos nanômetros. Semelhante aos fios convencionais, eles também são fabricados a partir de óxidos de metal semicondutores, metais ou nanotubos de carbono. Devido ao seu tamanho, eles exibem propriedades térmicas, químicas, eletrônicas, ópticas e mecânicas únicas que não são encontradas em materiais a granel e que têm seus campos de aplicação relacionados.
Definirtec explica Nanowire
O nanofio é produzido em condições controladas e pode ser fabricado por meio de diversos processos, como deposição de vapor, síntese vapor-líquido e suspensão. O nanofio pode ser metálico, isolante ou semicondutor.
O nanofio exibe alta flexibilidade, alta resistência e morfologia uniforme. Nanofios metálicos exibem coercividade magnética aprimorada em comparação com suas contrapartes em massa. Quanto às propriedades termoelétricas, o nanofio metálico apresenta alto coeficiente de Seeback por causa da densidade aumentada dos estados eletrônicos. Assim, pode conduzir calor ou eletricidade substancialmente mais alto do que qualquer material a granel. Quando se trata de propriedades elétricas, a estrutura cristalina do nanofio aumenta muitas vezes as propriedades elétricas. A grande área de superfície das nanopartículas fornece propriedades catalíticas motivadoras para os nanofios. Considerando as propriedades ópticas, o nanofio metálico mostra um efeito de absorção de plasmon único. Propriedades on-lineares também são mostradas por matrizes de nanofios.
Os recursos e recursos exclusivos do nanofio são muito promissores para aplicações em diferentes campos, como óptica, eletrônica e magnetismo. A alta proporção de aspecto, o alto número de átomos de superfície e a proporção aprimorada de superfície para volume tornam o nanofio atraente para aplicações de sensor, como nanosensores. Eles também são usados em pequenos circuitos eletrônicos, transistores, dispositivos de memória e instrumentos quânticos. Nanowire também é usado na produção de nanossondas e nanofótons.