Nanobot

Definição – O que significa Nanobot?

Nanobots são robôs microscópicos por natureza, medidos em grande parte na escala de nanômetros. Eles estão atualmente em fase de pesquisa e desenvolvimento, mas na realização devem realizar tarefas específicas nos níveis atômico, molecular e celular e ajudar a trazer muitos avanços, especialmente na ciência médica.

Os nanobots também são conhecidos como nanomáquinas, nanorrobôs, nanomitos, nanitos ou nanoides.

Definirtec explica Nanobot

Os nanobots podem ser considerados uma versão de máquina de uma bactéria ou vírus. Eles podem ser biológicos ou sintéticos, mas são adaptados para realizar tarefas pré-programadas no nível atômico. Eles devem ser autônomos por natureza e alimentados por uma pequena célula ou bateria, ou mesmo células solares. A ideia por trás dos nanobots é ter um dispositivo que possa interagir em nanoescala e ajudar a compreender ou manipular estruturas em nível de nanoescala. No desenvolvimento de nanobots, a nanomontagem e a nanomanipulação têm papéis importantes.

Considerando seu potencial, os nanorrobôs encontram suas primeiras e mais importantes aplicações na ciência médica. Aplicações como fechar feridas abertas, reconstruir artérias e veias rompidas e atravessar o corpo para diagnósticos são algumas realizações importantes. Espera-se que eles ajudem na pesquisa relacionada ao câncer, AIDS e outras doenças importantes, bem como na pesquisa do cérebro, coração e diabetes. Outras aplicações em que os nanobots podem ser potencialmente úteis são na indústria aeroespacial, segurança, defesa, eletrônica e proteção ambiental.