Definição – O que significa Nano Kernel?
Um nanokernel é um pequeno kernel que oferece abstração de hardware, mas sem serviços de sistema. Kernels maiores são projetados para oferecer mais recursos e gerenciar mais abstração de hardware. Os microkernels modernos também não têm serviços de sistema, portanto, os termos microkernal e nanokernal se tornaram análogos.
Definirtec explica Nano Kernel
Historicamente, o termo nanokernel denota:
- Um kernel no qual o volume total do código do kernel, ou seja, o código que está sendo executado no modo privilegiado do hardware, é bastante pequeno.
- Uma camada de virtualização abaixo de um sistema operacional, que é mais precisamente chamado de hipervisor.
- Uma camada de abstração de hardware (HAL), que forma a parte de nível mais baixo de um kernel.
- Ocasionalmente, o termo nanokernel é usado para descrever um kernel que suporta uma resolução de relógio de nanossegundos.
O termo nanokernel apareceu pela primeira vez no artigo “The KeyKOS NanoKernel Architecture”. O nanokernel KeyKOS é um sistema operacional (OS) orientado a objetos baseado em capacidade que está no mercado desde 1983. Ele foi implementado para atender a requisitos, como confiabilidade, segurança e disponibilidade consistente, para aplicativos nos hosts Tymnet. Ele foi projetado para executar várias instâncias de vários sistemas operacionais em um único sistema de hardware. O nanokernel KeyKOS é aproximadamente 20,000 linhas de código C, que inclui checkpoint, capacidade e suporte a memória virtual. Ele pode ser executado em apenas 100 kilobytes de memória.