Definição – O que significa memória Flash NAND?
A memória flash NAND é um tipo de tecnologia de armazenamento não volátil que não requer energia para reter dados. Ele usa transistores de porta flutuante que são conectados de uma forma que a conexão resultante se assemelha a uma porta NANA, onde vários transistores são conectados em série e uma linha de bits é reduzida apenas quando todas as linhas de palavras estão em um estado alto, daí o nome. A tecnologia é usada em dispositivos de armazenamento comuns, como drives flash, drives de estado sólido e cartões de memória.
Definirtec explica NAND Flash Memory
A memória flash NAND é um tipo de memória flash que armazena dados em matrizes de células de memória feitas com transistores de porta flutuante. Ele contém duas portas, a saber, a porta de controle e a porta flutuante, e para programar uma única célula, uma carga de tensão deve ser aplicada à porta de controle. Os elétrons são então atraídos para a porta de controle, mas a porta de fluxo os prende dentro do substrato, onde podem permanecer por anos em condições normais de operação. Para apagar uma célula, a porta de controle deve ser aterrada e uma tensão é aplicada ao oposto ou ao substrato. O apagamento, a gravação e a leitura constantes eventualmente desgastam os componentes do flash NAND, por isso é classificado de acordo com o número de ciclos de programa / exclusão que pode controlar.
A memória flash NAND é o tipo mais comum de memória usado no mercado de massa devido à sua acessibilidade, densidade de armazenamento e velocidades de acesso. É encontrado na maioria dos celulares modernos como armazenamento principal e até mesmo secundário, em cartões de memória e em drives de estado sólido como armazenamento de computador, ao contrário do flash NOR, que age de forma semelhante à RAM e é um pouco mais caro.