Definição – o que significa o MySQL?
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional completo (RDBMS) que compete com concorrentes como o Oracle DB e o SQL Server da Microsoft. O MySQL é patrocinado pela empresa sueca MySQL AB, de propriedade da Oracle Corp. No entanto, o código-fonte do MySQL está disponível gratuitamente porque foi originalmente desenvolvido como freeware. O MySQL é escrito em C e C ++ e é compatível com todos os principais sistemas operacionais.
Definirtec explica o MySQL
O MySQL era um mecanismo de banco de dados de software livre originalmente desenvolvido e lançado pela primeira vez em 1995. O MySQL recebeu o nome de My, a filha Michael Widenius, de um dos criadores do produto. Ele foi originalmente produzido sob a GNU General Public License, na qual o código-fonte é disponibilizado gratuitamente.
O MySQL é muito popular para aplicativos de hospedagem na Web por causa de sua abundância de recursos otimizados para a Web, como tipos de dados HTML, e porque está disponível gratuitamente. Ele faz parte da arquitetura Linux, Apache, MySQL, PHP (LAMP), uma combinação de plataformas frequentemente usada para fornecer e oferecer suporte a aplicativos da Web avançados. O MySQL executa os bancos de dados de back-end de alguns sites famosos, incluindo Wikipedia, Google e Facebook – uma prova de sua estabilidade e robustez, apesar de sua filosofia descentralizada e gratuita.
O MySQL era originalmente propriedade da Sun Microsystems; quando a empresa foi comprada pela Oracle Corp. em 2010, o MySQL fazia parte do pacote. Embora o MySQL seja tecnicamente considerado um concorrente do Oracle DB, o Oracle DB é usado principalmente por grandes empresas, enquanto o MySQL é usado por bancos de dados menores e mais orientados para a web. Além disso, o MySQL difere do produto da Oracle porque é de domínio público.