Multiplicador de porta

Definição – o que significa Port Multiplier?

Um multiplicador de porta é um dispositivo que ajuda a estabelecer uma conexão para comunicação entre um único host ativo e várias unidades. Geralmente residindo no painel traseiro de um gabinete, ele oferece suporte a todas as unidades SATA (serial advanced technology attach). Externamente e internamente, um multiplicador de porta fornece escalabilidade de armazenamento conveniente e econômica para computadores e servidores com unidades de conexão serial de tecnologia avançada.

Definirtec explica o multiplicador de portas

Dentro do gabinete do multiplicador de porta, um controlador, uma conexão com o controlador e conexões para unidades estão presentes. A transparência é fornecida às unidades pelo multiplicador de porta, embora o host reconheça que está se comunicando com várias unidades. A contagem de portas do controlador ajuda a determinar o número máximo de unidades no array. Existem dois métodos de condução de multiplicadores de porta, nomeadamente comutação baseada em comando e comutação baseada em estrutura de informação de quadro. A comutação baseada em comando é usada quando a capacidade é o critério principal e não o desempenho. O controlador emite comandos para um disco por vez e não prossegue para outro até que as transações atuais sejam concluídas. É muito provável que atrapalhe o enfileiramento de comandos nativos. A comutação baseada em estrutura de informação de quadro funciona de maneira semelhante a um hub USB. Nesse caso, o controlador emite comandos para todas as unidades e pode enviar e receber dados delas a qualquer momento. O enfileiramento de comandos nativos não é afetado e a saturação agregada do link do host é alcançada.

Uma das principais vantagens de usar multiplicadores de porta é a simplificação possível usando menos cabos. A conexão com unidades é possível para um único adaptador host ocupando uma única interconexão de componente periférico usando multiplicadores de porta. Os multiplicadores de portas ajudam a garantir a inserção e remoção simplificadas da unidade, bem como painéis traseiros mais organizados, graças à contagem reduzida de cabos. Eles fornecem expansão de armazenamento simples e econômica. No caso de multiplicadores de porta, controladores adicionais não são necessários para expandir a capacidade de armazenamento. Comparado ao barramento serial universal, ele oferece desempenho significativamente maior em armazenamento externo.

Uma das principais desvantagens do multiplicador de porta é que as unidades devem ter uma alta conexão de anexo de tecnologia avançada serial externa.