Definição – O que significa Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal (OFDM)?
Multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) é uma técnica, método ou esquema para modulação digital de portadora múltipla usando muitas subportadoras espaçadas – um sinal previamente modulado modulado em outro sinal de maior frequência e largura de banda. Cada uma dessas subportadoras contém vários fluxos ou canais de dados paralelos e é modulada convencionalmente a uma taxa de símbolo baixa; são grupos de bits de dados relacionados (mas não iguais) à taxa de bits bruta, que é expressa em bits / segundo.
Esse termo também é conhecido como OFDM codificado (COFDM) e modulação multi-tom discreta (DMT), usado para meios de comunicação sem fio e físicos.
A Definirtec explica a Multiplexação por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM)
O termo “ortogonal” é na verdade um adjetivo que descreve duas coisas agindo de forma independente ou não correlacionada; neste caso, quaisquer dois sinais de um produto baseado em OFDM operando sem dependência ou interferência um do outro.
OFDM é usado para comunicação digital de banda larga, que é comumente usada para televisão digital e transmissão de áudio (rádio), bem como acesso à Internet de banda larga e rede sem fio. OFDM é muito semelhante ao FDM (multiplexação por divisão de frequência), mas com tecnologia que enfatiza propositalmente a minimização de diafonia ou interferência de sinal de outros meios de comunicação portadores de sinal próximos. OFDM usa muitos sinais de banda estreita em oposição a um sinal modulado em uma alta taxa de símbolo e uma grande largura de banda.
Os produtos baseados em OFDM incluem:
- Certos tipos de acesso de banda larga por meio de fiação de cobre POTS (plain old telephone service)
- Comunicação de linha de energia (PLC)
- Rede doméstica Multimedia over Coax Alliance (MoCA)
- Alguns sistemas de rádio digital
- Alguns sistemas de TV digital
- Alguns sistemas de TV móvel