Definição – O que significa Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal Codificada (COFDM)?
O COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing) é uma forma de modulação ideal para os requisitos de canais de transmissão terrestre. O COFDM tem a capacidade de lidar com altos níveis de propagação de múltiplos caminhos. Ele usa uma ampla variedade de atrasos entre os sinais recebidos.
COFDM é uma abordagem inovadora com vários recursos intrigantes usados em Digital Video Broadcasting – Terrestrial (DVB-T) e WLAN. Ele transforma blocos de milhares de amostras de sinais modulados por meio de iFFT no domínio da frequência e também insere intervalos de guarda no espectro.
A Definirtec explica a Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal Codificada (COFDM)
COFDM é um substituto para uma única forma de onda portadora. Além da capacidade de lidar com altos níveis de propagação de múltiplos caminhos, o COFDM lida muito bem com a interferência de banda estreita co-canal. Portanto, o COFDM foi preferido para dois novos padrões de transmissão, a saber:
- Transmissão de áudio digital (DAB): o DAB foi especificamente construído para lidar com os rigores da recepção de sinal em carros em movimento – particularmente a questão da recepção de múltiplos caminhos que, no caso acima, varia com o tempo.
- Transmissão de Vídeo Digital – Terrestre (DVB-T): DVB-T requer uma capacidade maior quando comparado com DAB. A tolerância de múltiplos caminhos é crucial devido ao uso extensivo de antenas de televisão set-top.
A fim de acomodar os requisitos específicos de DAB e DVB-T, COFDM é usado, com ajustes adequados nos parâmetros. O desempenho geral do COFDM com relação à propagação e interferência de múltiplos caminhos pode ser alcançado apenas por uma escolha sensata de parâmetros. Uma implementação bem-sucedida também exige atenção aos detalhes sobre como a codificação de correção de erros direta é usada.
O COFDM envolve a modulação de dados em uma infinidade de portadoras com a ajuda da técnica FDM. Os principais recursos que o tornam ideal para canais terrestres incluem:
- Ortogonalidade
- Uso de intervalos de guarda
- Uso de codificação de erro, informações de estado do canal (CSI) e intercalação