Definição – O que significa Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM)?
A multiplexação por divisão de comprimento de onda densa (DWDM) é a multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) com espaçamento de canal típico de 100 GHz para 40 canais e 50 GHz para 80 canais. Cada canal contém um sinal TDM (multiplex por divisão de tempo). E cada um dos até 80 canais pode transportar 2.5 Gbps para um total de 200 bilhões de bits por segundo pela fibra óptica. Esses sinais usam a terceira janela de transmissão, chamada Banda C, o que significa que os comprimentos de onda do feixe de luz estão entre 3 nm a 1530 nm. (nm = nanômetros ou bilionésimo de metro)
Definirtec explica Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM)
Uma Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda Densa contém cinco componentes principais:
- Multiplexador de Terminal DWDM: Este dispositivo contém um transponder de conversão de comprimento de onda para cada comprimento de onda transportado. Ele recebe um sinal óptico de entrada, converte-o em um sinal elétrico e depois o retransmite como um sinal óptico (um processo abreviado como O / E / O) usando um feixe de laser de 1550 nm. O MUX (multiplexador) pega vários sinais ópticos de 1550 nm e os coloca em uma única fibra óptica. Este multiplexador de terminal também pode conter um EDFA (Amplificador de fibra dopada com Erbium) para amplificar o sinal óptico.
- Repetidor de linha intermediária: são amplificadores colocados a cada 80 a 100 quilômetros para compensar a perda de potência óptica; a amplificação é feita por um EDFA, geralmente consistindo de vários estágios de amplificador.
- Terminal óptico intermediário ou multiplexador óptico de adição / queda: Este é um amplificador de local remoto colocado onde o sinal pode ter viajado até 140 quilômetros; sinais de diagnóstico e telemetria são extraídos ou inseridos.
- Demultiplexador de terminal DWDM: Este dispositivo quebra o sinal multivenas de volta em sinais individuais; estes podem ser enviados para transponders de saída O / E / O antes de serem retransmitidos para seus destinos pretendidos, ou seja, sistemas da camada do cliente.
- Canal óptico de supervisão (OSC): este canal carrega informações sobre o sinal óptico de múltiplas ondas e pode fornecer dados sobre as condições no local do repetidor de linha intermediária (componente 2 acima).
O DWDM é algumas vezes chamado de multiplexação por divisão de onda (WDM) e o WDM está ficando mais denso à medida que a tecnologia evolui. Assim, os dois termos são freqüentemente usados como sinônimos.
Mesmo a tecnologia mais recente, chamada de Amplificação Raman, está usando luz na Banda L (1565 nm a 1625 nm), aproximadamente dobrando as capacidades máximas acima; assim, com espaçamento de 25 GHz, às vezes chamado de multiplexação por divisão de comprimento de onda ultradenso, o sistema permite a operação de até 160 canais.