Definição – O que significa Multiplexação por Divisão de Código (CDM)?
Multiplexação por divisão de código (CDM, da sigla de Code division multiplexing) é uma técnica de rede na qual vários sinais de dados são combinados para transmissão simultânea em uma banda de frequência comum.
Quando o CDM é usado para permitir que vários usuários compartilhem um único canal de comunicação, a tecnologia é chamada de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA, da sigla de Code-division multiple access).
Definirtec explica Multiplexação por Divisão de Código (CDM)
O CDMA usa espalhamento espectral, uma tecnologia que foi desenvolvida na Segunda Guerra Mundial para evitar que os inimigos interceptassem e bloqueassem as transmissões. No espectro de dispersão, um sinal de dados é enviado ao longo de uma faixa de frequências em um espectro de frequência atribuído.
Um código de espalhamento pseudo-aleatório é usado para multiplexar o sinal de base. A multiplexação com um código de espalhamento aumenta a largura de banda necessária para o sinal, espalhando-o sobre o espectro disponível. O dispositivo receptor está ciente do código de propagação e o usa para demultiplexar o sinal.
O CDMA oferece uma certa segurança incorporada, pois as transmissões de vários usuários são combinadas dentro do espectro de frequência. O código de propagação é necessário para decodificar uma transmissão específica.
Diferentes variações de CDM e CDMA são usadas em 2G e nas gerações subsequentes da tecnologia de telefones celulares.