Definição – O que significa a Multiplexação por Divisão de Tempo Estatística (STDM, StatMUX)?
Multiplexação estatística por divisão de tempo (STDM, da sigla em inglês statistical time-division multiplexing) é uma forma de compartilhamento de link de comunicação, que é quase idêntica à alocação dinâmica de largura de banda (DBA, da sigla em inglês dynamic bandwidth allocation).
No STDM, um canal de comunicação é dividido em uma faixa aleatória de fluxos de dados de taxa de bits variável ou canais digitais. O compartilhamento de link é feito sob medida para os requisitos de tráfego instantâneo dos fluxos de dados que são transmitidos por cada canal.
Este tipo de multiplexação é uma substituição para a criação de um link fixo para compartilhamento, como na multiplexação por divisão de tempo padrão (do inglês Time Division Multiplexing – TDM) e multiplexação por divisão de frequência (do inglês Frequency Division Multiplexing – FDM). Com uma execução precisa, o STDM pode oferecer uma melhoria na utilização do link, conhecida como ganho de multiplexação estatística. O STDM é facilitado por meio de comunicação em modo de pacote ou orientada a pacote.
A Definirtec explica a Multiplexação por Divisão de Tempo Estatístico (STDM, StatMUX)
O STDM é mais eficiente do que o TDM padrão. No TDM padrão, os intervalos de tempo são atribuídos aos canais, mesmo quando não há dados para transmitir. Isso leva ao desperdício de largura de banda. O STDM foi originalmente desenvolvido para lidar com essa ineficiência, onde a alocação de tempo para as linhas ocorre apenas quando é realmente necessário. Isso é obtido por meio de dispositivos inteligentes que são ideais para identificar um terminal ocioso.
STDM é o mesmo que TDM, com a exceção de que cada sinal é atribuído a um slot com base na prioridade e na demanda. Isso indica que o STDM é um serviço “sob demanda” e não fixo. O TDM padrão e várias outras comutações de circuito são executadas na camada física no modelo OSI e TCP/IP, enquanto o STDM é executado na camada de enlace de dados e acima.
Os cenários de multiplexação estatística por divisão de tempo são:
- O fluxo de transporte MPEG usado para transmissão de TV digital. O STDM é usado para permitir que múltiplos fluxos de dados, áudio e vídeo de diferentes taxas de dados sejam transmitidos em um canal de largura de banda limitada.
- Os protocolos TCP e UDP, nos quais fluxos de dados de vários processos de aplicativos são multiplexados juntos.
- A comutação de pacotes frame relay e os protocolos X.25, nos quais os pacotes têm comprimentos diferentes.
- O protocolo de comutação de pacotes do Modo de transferência assíncrona, no qual os pacotes mantêm um comprimento fixo.