Definição – o que significa plataforma cruzada?
Um produto ou sistema de computador de plataforma cruzada é um produto ou sistema que pode funcionar em vários tipos de plataformas ou ambientes operacionais. Diferentes tipos de sistemas de plataforma cruzada incluem sistemas de hardware e software, bem como sistemas que envolvem compilações separadas para cada plataforma, bem como outros sistemas mais amplos que são projetados para funcionar da mesma maneira em várias plataformas.
Plataforma cruzada também é conhecida como multiplataforma ou independente de plataforma.
Definirtec explica Cross Platform
Em geral, o termo plataforma cruzada é usado de várias maneiras diferentes em muitas partes do setor de TI. Recursos de comunidades de desenvolvimento e projetos de código aberto indicam que a definição do termo pode estar relacionada à execução de um programa ou sistema em diferentes sistemas operacionais, em diferentes ambientes de programação ou mesmo em diferentes tipos de dispositivos físicos de hardware.
Cada dispositivo e sistema operacional tem sua própria interface de programação para lidar com os aplicativos. Manipulá-los de várias maneiras pode ajudar os sistemas de TI a funcionar com eficácia em muitos ambientes diferentes. Um tipo comum de sistema de plataforma cruzada é um produto ou sistema virtual que será executado em um ambiente de computação em nuvem ou rede sem fio. Aqui, os desenvolvedores buscarão sinergia entre os sistemas front-end e back-end que podem ser conectados remotamente por meio de uma conexão IP global. Os desenvolvedores ou usuários podem falar sobre sistemas de plataforma cruzada que podem ser feitos para funcionar em um dispositivo de usuário final, independentemente do fabricante, ou em qualquer número de ambientes de usuário final de código aberto ou fornecidos por fornecedores. Em muitos casos, as operações de plataforma cruzada incluem não apenas trabalhar com interfaces de programação de aplicativos, mas também com quaisquer requisitos de licenciamento existentes. O software de código aberto e os sistemas operacionais diminuíram o uso do contrato de licenciamento de software tradicional, mas muitos dos principais sistemas operacionais e outros ambientes ainda são fornecidos sob licenças tradicionais.