Multihomed

Definição – O que significa Multihomed?

Multihomed é uma configuração que descreve um computador host com dois ou mais endereços de rede. No entanto, as conexões podem variar. Por exemplo, o computador host pode ter duas ou mais conexões de rede com o mesmo tipo de rede, uma conexão com uma rede e uma linha serial ou conexões com dois segmentos de LAN separados ou outras redes, como as usadas por um provedor de serviços de Internet ( ISP), que não se comunicam (ou não têm permissão para) comunicar entre si.

Multihoming também faz referência ao processo ou técnica de conectar uma única rede a duas redes ISP, ou ao processo de conectar um único computador a dois ou mais segmentos de rede ou rede. Geralmente é usado para eliminar problemas de rede de ponto único de falha (SPOF), o que significa fornecer caminhos alternativos de transmissão de dados no caso de algum caminho de transmissão falhar.

Definirtec explica Multihomed

Computadores host multihomed, ou multihoming uma rede para duas ou mais redes, podem aumentar o desempenho do computador host ou aumentar a confiabilidade das conexões, fornecendo uma rota alternativa de transmissão de dados no caso de uma falha na linha de transmissão (chamada de tolerância a falhas), ou ambos.

Existem inúmeras variantes para multihoming. Isso inclui um único link com dois ou mais endereços IP e vários links com vários endereços IP. Outras variantes importantes são: várias interfaces com um único endereço IP por interface e vários links com um único endereço IP. Todos os quatro são discutidos e descritos abaixo.

No entanto, existem certas limitações ou advertências para eliminar problemas de rede SPOF. Aqui estão quatro situações gerais a serem consideradas:

  • Vários links upstream: são úteis no caso de falha de uma rede upstream, como um ISP. No entanto, se todas essas linhas de transmissão de dados passarem pelo mesmo canal e o canal for cortado (possivelmente por equipamento de construção, por exemplo, uma retroescavadeira), não haverá redundância. Portanto, um projeto inteligente separaria fisicamente esses canais para evitar que um único incidente danifique todos os canais.
  • Posicionamento de roteadores e switches: devem ser projetados para eliminar um SPOF. Evite a situação comum em que vários links de Internet de ISPs convergem em um único roteador, que seria o SPOF.
  • Duplicação de host: Um computador host confiável é útil. Mas, com ele, várias interfaces de rede devem ser usadas, cada uma com um roteador ou switch separado. No entanto, um design melhor usaria vários hosts, ou duplicaria um host em cada um dos vários computadores, e cada um deles tendo um roteador ou switch separado.
  • Resolução do nome do servidor: O computador host deve estar acessível. Portanto, o projeto da rede deve garantir que nenhuma falha de elemento único (switch, roteador, hub, linha de transmissão, etc.) impeça os usuários de resolver o sistema de nomes de domínio, ou endereços IP, nome de servidor.

Outras considerações para multihoming para evitar falhas de roteamento de dados estão relacionadas ao IPv4 (Internet Protocol versão 4) e ao protocolo que apóia as decisões de roteamento da Internet, como o Border Gateway Protocol, que toma decisões de roteamento com base em determinadas políticas e regras. Assim, é mais precisamente referido como um protocolo de acessibilidade, o que significa que uma determinada rota é permitida ou não com base em políticas e regras definidas.