Definição – O que significa Dual-Tone Multifrequency (DTMF)?
Multifrequência de tom duplo (DTMF) é um método usado para discar números de telefone ou emitir comandos para sistemas de comutação. O DTMF é amplamente usado para sinalização de telecomunicações entre aparelhos de telefone e centros de comutação em linhas telefônicas analógicas em bandas de frequência de voz.
DTMF é usado em telefones de botão para discagem por tom. Esta versão do DTMF é uma marca registrada da AT&T e é chamada de Touch-Tone.
Definirtec explica Dual-Tone Multifrequency (DTMF)
A sinalização DTMF foi desenvolvida para sinalizar o número de telefone de destino das chamadas sem a necessidade de uma operadora de telefonia. Foi padronizado pela recomendação Q.23 do setor de padronização de telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Os tons DTMF também são usados pelas emissoras de televisão a cabo para indicar os horários de início e término dos pontos de inserção comercial durante as pausas para o benefício da empresa de cabo. As frequências usadas evitam que os harmônicos sejam detectados incorretamente pelos receptores como outras frequências DTMF.
Os teclados DTMF são dispostos em uma matriz 4×4, em que cada linha representa a baixa frequência e cada coluna representa a alta frequência. Com DTMF, cada tecla pressionada em um telefone gera dois tons de frequências específicas. Um tom é gerado a partir de um grupo de tons de alta frequência, enquanto o outro é de um grupo de baixa frequência. Os sistemas DTMF usam oito sinais de frequência diferentes transmitidos em pares para representar 16 números, letras e símbolos diferentes.