Definição – o que significa multicore?
Multicore refere-se a uma arquitetura na qual um único processador físico incorpora a lógica principal de mais de um processador. Um único circuito integrado é usado para empacotar ou manter esses processadores. Esses circuitos integrados únicos são conhecidos como matriz. A arquitetura multicore coloca vários núcleos de processador e os agrupa como um único processador físico. O objetivo é criar um sistema que possa completar mais tarefas ao mesmo tempo, ganhando assim um melhor desempenho geral do sistema.
Essa tecnologia é mais comumente usada em processadores multicore, onde dois ou mais chips ou núcleos de processador são executados simultaneamente como um único sistema. Processadores baseados em vários núcleos são usados em dispositivos móveis, desktops, estações de trabalho e servidores.
Definirtec explica Multicore
O conceito de tecnologia multicore é centrado principalmente na possibilidade de computação paralela, que pode aumentar significativamente a velocidade e eficiência do computador ao incluir duas ou mais unidades de processamento central (CPUs) em um único chip. Isso reduz o consumo de calor e energia do sistema. Isso significa um desempenho muito melhor com menos ou a mesma quantidade de energia.
A arquitetura de um processador multicore permite a comunicação entre todos os núcleos disponíveis para garantir que as tarefas de processamento sejam divididas e atribuídas com precisão. No momento da conclusão da tarefa, os dados processados de cada núcleo são devolvidos à placa-mãe por meio de um único gateway compartilhado. Essa técnica melhora significativamente o desempenho em comparação com um processador de núcleo único de velocidade semelhante.
A tecnologia multicore é muito eficaz em tarefas e aplicações desafiadoras, como codificação, jogos 3-D e edição de vídeo.