Definição – o que significa mouse óptico?
O mouse óptico é um dispositivo apontador de computador que usa um diodo emissor de luz (LED), sensor optoeletrônico e processador de sinal digital (DSP) para detectar mudanças na luz refletida de imagem para imagem. Um mouse óptico usa chips de processamento de imagem para fins especiais, pois o mouse obtém mais de 1,000 imagens / ps abaixo do nível da superfície para detectar movimento por meio de mudanças na luz refletida. Isso permite que dados de movimento utilizáveis sejam gerados pelo DSP e pelo sensor.
Definirtec explica o mouse óptico
Como um mouse ótico não possui peças móveis, ele não precisa ser limpo – eliminando falhas mecânicas. Um mouse óptico é usado de forma ideal em superfícies que refletem, mas espalham a luz. O vidro não congelado é uma opção de superfície ruim porque a detecção de pequenas irregularidades na imagem é quase impossível.
Um mouse óptico é mais preciso do que um dispositivo apontador se usado na superfície certa, resultando em operações de computador mais eficientes. A maioria das superfícies usadas com um mouse ótico reflete e dispersa a luz – eliminando a necessidade de mouse pads.
O MS IntelliMouse, lançado em 2001 pela Microsoft com uma tecnologia desenvolvida pela Hewlett Packard, foi o primeiro mouse óptico de sucesso comercial. Em 2004, a Logitech e a Agilent Technologies lançaram o mouse a laser MX 1000, que substituiu o LED por um diodo laser infravermelho que aumentou significativamente a resolução da imagem, resultando em 20 vezes mais poder de rastreamento de superfície. O MX 1000 funciona melhor em um espelho ou vidro transparente.
Em agosto de 2009, a Logitech apresentou o mouse Darkfield Laser Tracking com dois lasers para rastreamento em vidro e superfícies brilhantes de mesa.