Definição – o que significa Mouse?
Um mouse é um pequeno dispositivo de entrada portátil que controla o cursor ou ponteiro da tela do computador em conjunto com a maneira como ele é movido em uma superfície plana. O nome do termo mouse se origina de sua semelhança com um pequeno dispositivo com fio e formato elíptico que se parece com a cauda de um mouse. Alguns dispositivos de mouse possuem recursos integrados, como botões extras que podem ser programados e atribuídos a diferentes comandos.
Como o mouse reduz o uso de um teclado, sua invenção e inovação contínua é considerada um dos avanços mais importantes na ergonomia do computador.
Definirtec explica Mouse
O mouse foi inventado em 1963 por Douglas C. Engelbart de Stanford e mais tarde foi pioneiro em 1981 pela Xerox Corporation. Os usuários de computador geralmente eram céticos sobre a invenção do mouse até aproximadamente 1984, quando o Apple Macintosh original (Macintosh 128K) foi lançado.
Os primeiros dispositivos de mouse conectados a computadores por meio de um cabo ou fio eram caracterizados por uma bola de rolagem integrada como um sensor de movimento embaixo do dispositivo. Dispositivos de mouse modernos usam tecnologia ótica, onde os movimentos do cursor são controlados por um feixe de luz visível ou invisível. Muitos modelos apresentam conectividade sem fio por meio de várias tecnologias sem fio, incluindo radiofrequência (RF) e Bluetooth.
Os três principais tipos de dispositivos de mouse são:
- Mecânico: Construído com um trackball embaixo do mouse e sensores mecânicos, permitindo fácil movimentação em todas as direções
- Optomecânico: Semelhante ao tipo mecânico, mas usa sensores ópticos, em vez de mecânicos, para detectar o movimento do trackball
- Oftalmologista: O mais caro. Usa um laser para detectar o movimento do mouse, não tem partes mecânicas e reage com mais precisão do que outros tipos.