Definição – o que significa mecanismo analítico?
Mecanismo analítico geralmente se refere a uma máquina de computação projetada por Charles Babbage no início do século XIX. É considerado um passo inicial e muito importante para o design moderno de computadores. Este termo também pode ser usado para se referir a qualquer sistema interno abrangente para análise.
Definirtec explica Motor Analítico
O mecanismo analítico de Babbage usava principalmente sistemas analógicos para implementar algumas das funções mais básicas dos computadores digitais atuais. Ele usava uma série de cartões perfurados para entrada e contava com uma impressora analógica para saída. Em termos de capacidade, o uso da máquina de uma unidade aritmética e uma CPU primitiva que fazia uso de cavilhas físicas e tambores rotativos permitiu que a máquina se tornasse, nos termos atuais, “Turing-completa”, porque teria atendido aos critérios para uma máquina de Turing, que foi criada em 1900.
Embora a máquina analítica de Babbage nunca tenha sido concluída fisicamente, este computador inicial teria precisado de bastante construção física em metal e uma grande pegada de dezenas de pés cúbicos em termos de seu tamanho total. Mesmo assim, foi um precursor importante para os primeiros computadores mainframe. Unidades de mainframe mais avançadas ainda tinham muitos conjuntos analógicos e pegadas físicas extremamente grandes em comparação com os computadores digitais de hoje, que realizam muito mais por meio de impulso elétrico. Outro fato interessante sobre o mecanismo analítico é sua memória residente, que se estima ter sido, de acordo com o projeto, cerca de 16.5 kB.