Morph

Definição – o que significa Morph?

O termo metamorfose carrega significados diferentes dependendo do contexto. Em termos de computador, é usado para se referir a uma transformação de imagem feita por animação por computador. Geralmente, a palavra é usada para denotar qualquer transformação ou mudança de uma forma para outra.

Definirtec explica Morph

A palavra metamorfose vem da palavra grega “metamorfose”, que significa transformar. Agora, é mais comumente usado para denotar as técnicas de animação que permitem que os animadores mudem de uma forma para outra. Morphing se refere à transformação suave de imagens na tela. Por exemplo, um coelho pode ser transformado em um dragão, ou simulações de máquinas podem ser mostradas de maneira suave. Também pode ser usado para mesclar duas ou mais imagens em uma nova imagem.

Morphing é essencialmente usado para adicionar efeitos especiais em filmes e animações. Ele também é amplamente utilizado em jogos e no design de IU interativo.

O Morphing geralmente é feito combinando a distorção da imagem com a interpolação de cores. A transição de uma imagem de origem para a imagem de destino é realizada de forma contínua e a transição parece suave durante a visualização. As técnicas de transformação são geralmente classificadas em dois tipos com base na forma como os recursos nas imagens são especificados:

  • Métodos baseados em malha – os recursos são especificados com a ajuda de uma malha não uniforme.
  • Métodos baseados em recursos – os recursos são especificados como segmentos de linha ou como um conjunto de pontos. As técnicas baseadas em recursos tendem a ser mais populares.

A animação Morph target é uma técnica particular que usa animação esquelética para executar animação por vértice, interpolação de formas e combinação de formas.

Alguns dos primeiros sistemas de metamorfose incluem Gryphon Software Morph no Macintosh, ImageMaster, MorphPlus e CineMorph.

Os efeitos de Morphing melhoraram muito desde seu uso inicial e são mais direcionados para a criação de efeitos menos óbvios que parecem mais realistas.