A nanotecnologia é o estudo e a aplicação de coisas extremamente pequenas e pode ser usada em todas as outras disciplinas científicas.
Em biologia, a nanotecnologia está sendo usada para desenvolver novos sistemas de administração de medicamentos, novas terapias e novas ferramentas de diagnóstico. Na medicina, a nanotecnologia está a ser usada para criar novos materiais para implantes e novas formas de imagem do corpo. Na engenharia, a nanotecnologia está sendo usada para criar materiais mais fortes e leves, e para desenvolver novos métodos de fabricação.
Uma área da nanotecnologia que é particularmente promissora é a área da montagem exponencial. A montagem exponencial é um processo em que componentes simples são utilizados para construir estruturas mais complexas e em que estas estruturas podem então ser utilizadas para construir estruturas ainda mais complexas, e assim por diante. Este processo pode ser usado para criar quase qualquer estrutura desejada, incluindo estruturas que são muito pequenas para serem vistas a olho nu.
As aplicações potenciais da montagem exponencial são ilimitadas. No futuro, a nanotecnologia pode ser usada para criar fábricas inteiras que podem ser montadas em questão de horas, e para criar produtos que são projetados sob medida para cada cliente individual. A nanotecnologia também pode ser utilizada para criar novos materiais com propriedades sem precedentes e para criar estruturas demasiado pequenas para serem vistas a olho nu, mas capazes de desempenhar funções complexas. Como se faz a energia na montagem? Existem algumas formas diferentes de fazer energia em montagem. Uma maneira é usar uma fonte de alimentação, que fornece energia para a linha de montagem. Outra maneira é usar baterias, que podem ser usadas para alimentar a linha de montagem por um curto período de tempo.