Monitoramento de sites

Definição – o que significa monitoramento de sites?

O monitoramento de sites é o processo de teste e registro do status e do desempenho de tempo de atividade de um ou mais sites. Essa ferramenta de monitoramento garante que os sites sejam acessíveis a todos os usuários e é usada por empresas e organizações para garantir que o tempo de atividade, a funcionalidade e o desempenho do site estejam sempre de acordo com o padrão.

Definirtec explica monitoramento de sites

O monitoramento do site pode ser feito localmente no firewall de um data center, onde um site é hospedado, ou globalmente, por meio de vários sites de teste. Freqüentemente, essa ferramenta de monitoramento é fornecida pelo provedor de serviços por meio de um portal da Web com versões para desktop e móveis.

Existem duas maneiras de monitorar sites:

  • Monitoramento local tradicional: concentra-se na integridade do site no servidor e pode não refletir a experiência de um usuário. Enquanto o servidor estiver em execução, parece no monitoramento local que o site está funcionando conforme o esperado.
  • Monitoramento global: testa e monitora o tempo de atividade e pode até identificar problemas no backbone da Internet. Por exemplo, o site pode ser acessado na maior parte do mundo, mas não em uma região específica devido a problemas de DNS. O monitoramento global pode detectar isso, de modo que o problema específico possa ser corrigido atualizando ou corrigindo o servidor DNS em questão. Por causa disso, o monitoramento global também é conhecido como monitoramento de usuário final ou monitoramento de tempo de atividade de ponta a ponta, que monitora a disponibilidade e o desempenho experimentados pelos usuários reais. Portanto, é ideal para diagnosticar incidentes individuais e rastrear o impacto das alterações do site.