Monitoramento de rede

Definição – o que significa monitoramento de rede?

O monitoramento de rede é um esforço sistemático de uma rede de computadores para detectar componentes de rede lentos ou com falha, como servidores sobrecarregados ou com falha / congelados, roteadores com falha, switches com falha ou outros dispositivos problemáticos. No caso de uma falha de rede ou interrupção semelhante, o sistema de monitoramento de rede alerta o administrador de rede (NA). O monitoramento de rede é um subconjunto do gerenciamento de rede.

O monitoramento da rede geralmente é realizado por meio de aplicativos e ferramentas de software. Os serviços de monitoramento de rede são amplamente usados ​​para detectar se um determinado servidor Web está funcionando e conectado adequadamente a redes em todo o mundo. Muitos servidores que realizam esta função fornecem uma visualização mais completa da Internet e das redes.

Definirtec explica monitoramento de rede

Enquanto monitora constantemente a integridade / confiabilidade de uma rede e procura tendências, o sistema de monitoramento rastreia e registra os parâmetros da rede. Isso inclui a taxa de transmissão de dados (throughput), taxas de erro, tempo de inatividade / tempo de atividade, porcentagens de tempo de uso e tempo de resposta ao usuário e entradas e solicitações automatizadas. Quando os limites de parâmetros predeterminados são atingidos, os alarmes são disparados e os processos de gerenciamento de falhas de rede são iniciados.

Ping é uma das ferramentas de monitoramento de rede de nível mais básico. Outros aplicativos de software industrial podem incluir um sistema de monitoramento de rede que é construído para gerenciar uma rede corporativa ou um negócio inteiro. Os sistemas de monitoramento de rede usam aplicativos para monitorar o tráfego da rede, como o monitoramento de fluxo de vídeo, monitoramento de protocolo de voz sobre Internet (VoIP) e monitoramento de servidor de correio (servidor POP3).