Definição – O que significa Monitoramento de Controles Contínuos (CCM)?
O monitoramento contínuo de controles (CCM) refere-se ao uso de ferramentas automatizadas e diversas tecnologias para garantir o monitoramento contínuo das transações financeiras e outros tipos de aplicativos transacionais para reduzir os custos envolvidos nas auditorias. O CCM ajuda a reduzir as perdas de negócios usando mecanismos eficazes de auditoria contínua e monitoramento de controle de vários aspectos dos aplicativos envolvidos. É geralmente considerado como parte da auditoria contínua, onde um conjunto de procedimentos automatizados monitoram os controles internos. Alguns dos controles monitorados pelo CCM incluem autorizações, acesso, configurações do sistema e configurações do processo de negócios.
Definirtec explica o monitoramento contínuo de controles (CCM)
O monitoramento de controle contínuo surgiu como uma forma de melhorar a eficiência dos aplicativos corporativos junto com outros componentes de auditoria contínua, como garantia de dados contínua e monitoramento e avaliação de risco contínuos. Os procedimentos automatizados do CCM são responsáveis por detectar qualquer anomalia na funcionalidade dos controles internos. O CCM também é usado para testar os controles de segurança colocados no sistema para evitar acesso não autorizado e corrupção de dados.
O CCM trabalha com técnicas de garantia de dados para garantir a integridade dos dados dos aplicativos envolvidos. O CCM desempenha um papel importante na prevenção ou mitigação de perdas potenciais do uso de um modelo de negócios arriscado e ajuda a manter uma atividade regulatória poderosa no sistema. Ele também economiza dinheiro ao reduzir custos de conformidade, custos de monitoramento manual e custos incorridos devido a perdas.
O CCM, junto com a auditoria contínua, pode ser incluído como parte da função de auditoria interna de uma organização para melhorar seus controles de processos de negócios.
O CCM é muito significativo para sistemas de planejamento de recursos empresariais, pois permite cumprir as obrigações de governança, risco e conformidade (GRC).
O CCM pode ser facilmente implementado em dados estruturados. Ele pode fazer uso de métricas de controle para monitorar e avaliar o estado de um sistema. Basicamente, testa os controles para determinar se estão funcionando corretamente. O CCM examina todas as transações e analisa os elementos de dados associados a uma transação. As revisões são feitas comparando os dados da transação com as tabelas de dados que definem o intervalo permitido e o tipo de ações permitidas para a transação. Qualquer tipo de violação de controle, erro ou anomalia detectada é armazenada em um banco de dados ou reportada.
Embora a instalação inicial do CCM possa parecer cara para organizações menores, o uso do CCM é bem reconhecido em auditorias internas e externas e também reduz o custo geral da auditoria.