Definição – O que significa Módulo de Transporte Síncrono Nível 1 (STM-1)?
Módulo de transporte síncrono nível 1 (STM-1) é um padrão de rede de fibra óptica para hierarquia digital síncrona. O formato de transmissão é considerado o bloco de construção fundamental para hierarquias digitais síncronas. Além do fato de que sinais de taxa mais alta são criados pela multiplexação de vários sinais STM-1, cargas úteis de taxa mais baixa também são mapeadas em STM-1.
Definirtec explica Módulo de Transporte Síncrono Nível 1 (STM-1)
A estrutura de quadro do Módulo de Transporte Síncrono de nível 1 tem nove linhas e 270 colunas de bytes, totalizando 2,430 bytes. É um arranjo orientado a bytes com uma taxa de bits de 155.52 Mb / s. O quadro é transmitido a 125 µs, resultando em 8,000 quadros por segundo no circuito. O quadro de STM-1 consiste em blocos de carga útil, blocos aéreos e ponteiros. A proporção desses componentes depende muito da carga inicial que precisa ser transmitida. Enquanto as últimas 261 colunas do quadro fornecem a carga útil de informações, as primeiras nove colunas disponíveis contêm os indicadores gerais e administrativos. Os ponteiros administrativos podem conter um ou mais contêineres virtuais que possuem a sobrecarga do caminho ou as informações de carga útil do contêiner virtual.
O sinal STM-1 é separado em duas categorias: o overhead da seção regenerador e o overhead da seção multiplex. O overhead do regenerador ocupa as três linhas e nove colunas iniciais no quadro STM-1, ao passo que o overhead da seção multiplex ocupa de cinco a nove linhas junto com as nove colunas iniciais no quadro STM-1. A sobrecarga da seção regeneradora monitora as seções de rede que estão presentes na rede de cabos de fibra óptica. A sobrecarga do multiplex tem as informações que permitem que os pacotes de dados sejam transmitidos na mesma rede em comparação com outros pacotes de dados. A sobrecarga da seção do regenerador supervisiona as seções de uma rede que existem em uma rede de cabo de fibra óptica. Ambos os overheads fornecem informações sobre o sistema de transmissão e suas funções de gerenciamento, como detecção de falhas, canais de serviço e monitoramento da qualidade da transmissão. Uma das características salientes do Módulo de Transporte Síncrono nível 1 é que pode ser multiplexado para gerar Módulos de Transporte Síncrono de ordem superior.