Definição – O que significa Hardware Security Module (HSM)?
Um módulo de segurança de hardware é um processador de criptografia seguro focado em fornecer chaves criptográficas e também fornece operações criptográficas aceleradas por meio dessas chaves. O módulo atua como uma âncora de confiança e fornece proteção para identidades, aplicativos e transações, garantindo criptografia, descriptografia e autenticação rígidas para uma variedade de aplicativos. O módulo de segurança de hardware inclui recursos de proteção, como resistência física à violação e autenticação forte. Embora o módulo seja fisicamente isolado como cartões inteligentes e fitas traseiras, ele oferece um maior nível de segurança, pois não tem um sistema operacional e, portanto, é virtualmente invulnerável a ataques em uma rede.
Definirtec explica Módulo de Segurança de Hardware (HSM)
Os sistemas de módulos de segurança de hardware vêm em diferentes tipos e formatos e são menos suscetíveis a corrupção e falhas de sistema. Isso ocorre porque eles não têm um sistema operacional e estão externamente conectados ao dispositivo que estão servindo. Exemplos de sistemas de módulo de segurança de hardware incluem dispositivos LAN fisicamente protegidos, cartões inteligentes e cartões de plug-in PCI. Módulos de segurança de hardware fornecem proteção contra intrusos internos e externos usando autenticação de dois fatores.
Módulos de segurança de hardware fornecem muitos benefícios distintos, incluindo:
- Fornecimento de certificações em conformidade com os padrões de segurança
- Proteção de acesso de controle duplo
- Distribuição de carga e confiabilidade
- Suporte para todos os algoritmos criptográficos padrão
- Várias transações por segundo
- Maior disponibilidade de chaves com apenas um módulo de segurança de hardware
O software e hardware presentes nos módulos são especificamente dedicados às funções de segurança e, assim, fornecem resultados mais rápidos e superiores.