Módulo de memória dual in-line (dimm)

Definição – O que significa Módulo de memória em linha duplo (DIMM)?

Um módulo de memória em linha duplo (DIMM) é uma placa de circuito de pequena escala que contém chips de memória na placa-mãe. O DIMM incorpora uma série de memória chamada memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), que fornece armazenamento primário, a memória principal que continuamente lê e executa instruções ou dados armazenados diretamente para a CPU.

O DIMM é uma tentativa de melhorar o módulo de memória em linha único (SIMM) anterior, que usava pares correspondentes. O DIMM usa apenas uma placa de circuito, aumentando a velocidade da memória e o armazenamento. O DIMM também tem uma placa de circuito muito menor e inserção mais fácil em comparação ao SIMM.

Definirtec explica Módulo de Memória Dual In-line (DIMM)

O DIMM contém uma série de circuitos integrados DRAM. Os módulos são presos a uma placa de circuito impresso, com vários chips de RAM em uma única placa de circuito, que é conectada à placa-mãe. Com o acesso direto à memória (DMA), um processador de PC pode acessar qualquer parte da memória diretamente, sem ter que proceder em ordem cronológica a partir do ponto inicial. Com DRAM, a RAM acessa todas as partes da memória diretamente.

Os chips de RAM podem ser instalados individualmente em uma placa-mãe ou em conjuntos de chips em uma placa de circuito em miniatura que se conecta à placa-mãe. As três placas de circuito mais comuns são:

  1. Módulo de memória em linha único (SIMM): um módulo de memória em linha único com um caminho de dados de 32 bits
  2. Módulo de Memória Inline Rambus (RIMM): Semelhante ao SIMM, mas com uma velocidade de memória maior (RDRAM). Os módulos SIMM e RIMM são instalados em pares correspondentes.
  3. Módulo de memória dual Inline (DIMM): Possui um conector elétrico separado em ambos os lados do módulo. Ele armazena cada bit de dados em um capacitor separado, fornecendo acesso direto à placa-mãe através do barramento do sistema.

Alguns módulos de memória têm dois ou mais conjuntos independentes de chips DRAM. Esses módulos são conectados ao mesmo endereço e barramento de dados. Cada conjunto de módulos é chamado de classificação. Apenas uma classificação pode ser acessada por vez, porque todas as classificações compartilham o mesmo barramento. Os circuitos DIMM agora estão sendo feitos com até quatro classificações por módulo.