Definição – O que significa Spatial Light Modulator (SLM)?
Um modulador de luz espacial (SLM) é um dispositivo especial que pode manipular a luz modulando a amplitude, fase ou polarização das ondas de luz nas duas dimensões de espaço e tempo. Isso significa que a luz é manipulada para obter a saída desejada e o SLM é comumente usado em retroprojetores, como os usados em escolas e salas de conferência de escritórios.
Definirtec explica Spatial Light Modulator (SLM)
Um modulador de luz espacial é um dispositivo programável eletronicamente que pode modular a saída de luz com base em um padrão espacial fixo específico (pixel), essencialmente projetando luz que é controlada apenas em amplitude, apenas fase ou em ambas (amplitude de fase). Esse dispositivo utiliza cristais líquidos para modular a luz, por isso os retroprojetores são chamados de projetores LCD.
Existem muitos tipos de SLMs, e um tipo comum é o SLM eletricamente endereçado (EASLM), em que a imagem é criada e alterada eletronicamente como na maioria dos monitores eletrônicos e que geralmente recebe entrada por meio de interfaces digitais convencionais, como VGA ou DVI. Outro tipo é o SLM opticamente endereçado (OASLM), que requer uma entrada de luz separada codificada com uma imagem que pode então projetar em sua superfície, novamente usando cristais líquidos. Isso significa que um OASLM é uma exibição secundária que recebe a entrada de um EASLM. Em um processo chamado imagem lado a lado, as imagens produzidas com um EASLM são então transferidas sequencialmente para diferentes partes de um OASLM antes que a imagem inteira seja exibida para os visualizadores. Isso pode resultar em imagens de alta resolução acima de 100 megapixels.