Definição – o que significa modulação por código de pulso diferencial adaptativo (ADPCM)?
A modulação por código de pulso diferencial adaptativo (ADPCM) é um método usado para converter sinais analógicos em sinais binários. A técnica converte os sinais analógicos tomando amostras frequentes do som e representando o valor da modulação amostrada na forma binária.
A técnica é uma variação do método digitalizado conhecido como modulação por código de pulso.
A Definirtec explica a modulação por código de pulso diferencial adaptativo (ADPCM)
A modulação por código de pulso diferencial adaptável é uma codificação digital muito eficiente de formas de onda que foi desenvolvida pela Bell Labs na década de 1970 com o propósito de codificação de voz. ADPCM também foi usado no início de 1990 pela Interactive Multimedia Association (IMA) para o desenvolvimento de codec de áudio legado – também conhecido como ADPCM DVI, IMA ADPCM ou DVI4. Alguns métodos ADPCM também são usados em comunicações VoIP.
O conceito de ADPCM é usar o comportamento passado de um sinal para prever no futuro. O sinal resultante representará o erro da previsão, que não tem significado. Portanto, o sinal deve ser decodificado para reconstruir uma forma de onda original mais significativa.
A técnica ADPCM é empregada para enviar sinais sonoros através de linhas de fibra óptica de longa distância. Isso é útil especialmente para organizações que configuram linhas digitais entre sites remotos para transmitir voz e dados. Os sinais de voz são digitalizados antes de serem transmitidos.
No campo das telecomunicações, a técnica ADPCM é utilizada principalmente na compressão de voz, pois o método permite reduzir o fluxo de bits sem comprometer a qualidade. O método ADPCM pode ser aplicado a todas as formas de onda, áudio de alta qualidade, imagens e outros dados modernos.